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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8049
Tipo: | Especialização |
Título: | Adorno e a educação contra a barbárie: uma análise filosófica sobre as políticas pedagógicas no Brasil e seus reflexos na educação |
Título(s) alternativo(s): | Adorno y la educación contra la barbarie: un análisis filosófico sobre las políticas pedagógicas en Brasil y sus reflejos en la educación |
Autor(es): | Machado, Alisson Douglas da Silva |
Primeiro Orientador: | Menezes, Anderson de Alencar |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, José Vicente Medeiros da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Walter Matias |
Resumo: | O presente artigo abordará de forma filosófica a situação da educação brasileira na contemporaneidade, tendo como pensamento reflexivo Adorno que trás em sua reflexão uma visão sobre a barbárie cometida contra a humanidade, privando-a de seus direitos básicos, porém, necessários para o desenvolvimento da sociedade, tendo como exemplo o ato nazista cometido na Alemanha, onde suas indagações partem de um retorno ao passado, a fim de, possibilitar uma reflexão na atualidade e para que o Auschwitz não se repita. Desse mesmo modo, será desenvolvido ao decorrente texto: a partir de um retorno ao passado sobre a história da educação no Brasil para melhor compreender sobre a nossa realidade, dando ênfase as diferentes reformas educacionais e os interesses políticos existentes por trás delas, a fim de, refletir sobre a possibilidade do indivíduo de emancipar na sociedade brasileira. |
Abstract: | El presente artículo abordará de forma filosófica la situación de la educación brasileña en la contemporaneidad, teniendo como pensamiento reflexivo Adorno que tras en su reflexión una visión sobre la barbarie cometida contra la humanidad, privándola de sus derechos básicos, pero necesarios para el desarrollo de la democracia que es una de las más importantes de la historia de la humanidad, que se ha convertido en una de las más antiguas del mundo. De ese mismo modo, se desarrollará al texto siguiente: a partir de un retorno al pasado sobre la historia de la educación en Brasil para comprender mejor sobre nuestra realidad, haciendo énfasis en las diferentes reformas educativas y los intereses políticos existentes detrás de ellas, a fin de , reflexionar sobre la posibilidad del individuo de emancipar en la sociedad brasileña. |
Palavras-chave: | Adorno Política - Brasil Auschwitz Bárbarie Educação Educación |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização Filosofia e Educação |
Citação: | MACHADO, Alisson Douglas da Silva. Adorno e a educação contra a barbárie: uma análise filosófica sobre as políticas pedagógicas no Brasil e seus reflexos na educação. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia e Educação ) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8049 |
Data do documento: | 6-nov-2017 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU |
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Adorno e a educação contra a barbárie - uma análise filosófica sobre as políticas pedagógicas no Brasil e seus reflexos na educação.pdf | 650.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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