06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, Marcos Alexandre de Morais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769402012381725pt_BR
dc.contributor.referee1Massmann, Débora Raquel Hettwer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1326731305679142pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Márcio Ferreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8066260188610480pt_BR
dc.creatorSilva, Valéria Campos da-
dc.date.accessioned2021-09-24T17:59:28Z-
dc.date.available2021-09-24-
dc.date.available2021-09-24T17:59:28Z-
dc.date.issued2021-02-02-
dc.identifier.citationSILVA, Valéria Campos da. “Aparecera em mim meu mestre” um estudo da heteronímia em Fernando Pessoa e uma leitura de O Guardador de Rebanhos de Alberto Caeiro. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8037-
dc.description.abstractIt can be said that heteronymy in the poet Portuguese Fernando Pessoa is a singular case within Western literature. There are no records of other poets so multiple. From youth in South Africa to maturity in Lisbon, there are more than one hundred poets with different personalists and styles. Some cases come to the refinement of a complex biography. In this route, highlight to triad formed by Ricardo Reis, the Latinist, Álvaro de Campos, the modernist and especially Alberto Cairo, who would become, in the words of Fernando Pessoa himself, his master. Commonly, the letter sent to friend Adolfo Casais has been pointed out as the most symbolic and elucidative document of pessoana heteronymy. The epistle is not limited to the impressions of literature, but to an entire archaepic world through the mystical, philosophical and aesthetic view of the poet. In it Fernando Pessoa narrates the genesis of his heteronyms in what would be "the triumphal day of my life. Thus, we claim to Pessoa's epistolary texts, notably his letter to Adolfo Casais Monteiro, the nature of a literary text, in view of its aesthetic function and even its fictional condition. We also propose a closer reading of Alberto Caeiro's The Keeper of Herds, in what is his most famous poem. This work was carried out and developed through studies of existing literature on the proposed theme, for this we used works in reliable repositories of Universities in Brazil and Portugal, books, and other means such as CIELO, Google Scholar, among others. In order to have a better understanding, the study had several contributions and studies conducted by Moisés (2004-2008), Massuno (2010), Cavalcanti Filho (2012), Penteado (2012-2017), Bezerra (2016), among others that contributed in a valuable way to the construction of this study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura portuguesapt_BR
dc.subjectPessoa, Fernando, 1888-1935pt_BR
dc.subjectCaeiro, Alberto, 1888-1935pt_BR
dc.subjectO Guardador de rebanhospt_BR
dc.subjectGênero espistolarpt_BR
dc.subjectCartaspt_BR
dc.subjectHeteronímiapt_BR
dc.subjectEpistolary genderpt_BR
dc.subjectHeteronymy;pt_BR
dc.subjectFernando Pessoapt_BR
dc.subjectAlberto Caeiropt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS CLASSICASpt_BR
dc.title“Aparecera em mim meu mestre” um estudo da heteronímia em Fernando Pessoa e uma leitura de O Guardador de Rebanhos de Alberto Caeiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoPode-se dizer que a heteronímia no poeta português Fernando Pessoa é um caso singular dentro da literatura ocidental. Não há registros de outros poetas tão múltiplos. Desde a juventude na África do Sul à maturidade em Lisboa, são mais de cem poetas com personalistas e estilos distintos. Alguns casos chegam ao requinte de uma complexa biografia. Neste percurso, destaque para tríade formada por Ricardo Reis, o latinista, Álvaro de Campos, o modernista e principalmente Alberto Cairo, aquele que viria a ser, nas palavras do próprio Fernando Pessoa, o seu mestre. Comumente, a carta enviada ao amigo Adolfo Casais tem sido apontada como o documento mais simbólico e elucidativo da heteronímia pessoana. A epístola não se limita às impressões literaturas, mas a todo um arcaboiço de mundo passando pela visão mística, filosófica e estética do poeta. Nela Fernando Pessoa narra a gênese de seus heterônimos naquilo que seria “o dia triunfal da minha vida. Deste modo, reivindicamos aos textos epistolares de Pessoa, notadamente a sua carta a Adolfo Casais Monteiro a natureza de um texto literário, tendo em vista toda a sua função estética e mesmo a sua condição ficcional. Propomos ainda uma leitura mais de perto de O Guardador de Rebanhos de Alberto Caeiro, naquele que é o seu poema mais célebre. O referido trabalho foi realizado e desenvolvido através de estudos de literatura já existente sobre a temática proposta, para isso foram utilizados trabalhos em fidedignos repositórios de Universidades no Brasil e de Portugal, livros, e outros meios como CIELO, Google Scholar, entre outros. Para que houvesse uma melhor compreensão, o estudo teve diversas contribuições e estudos realizados por Moisés (2004-2008), Massuno (2010), Cavalcanti Filho (2012), Penteado (2012-2017), Bezerra (2016), entre outros que contribuíram de forma valiosa para a construção desse estudo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.