06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Massmann, Débora Raquel Hettwer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1326731305679142pt_BR
dc.contributor.referee1Salles, Atílio Catosso-
dc.contributor.referee2Matias, Thiago Trindade-
dc.creatorOliveira, Maria Franciele Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-09-23T16:44:54Z-
dc.date.available2021-09-23-
dc.date.available2021-09-23T16:44:54Z-
dc.date.issued2021-06-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Franciele Gonçalves. Ensinar ou não ensinar a gramática na escola, eis a questão: uma análise discursiva. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8019-
dc.description.abstractInscribed in the perspective of language sciences, this course conclusion work seeks to understand the functioning of language (gem) in society and in history. In general, the study presented below intends to analyze, in light of the theoretical and analytical principles of Discourse Analysis, the meaning effects that are produced in and by the title of the work “Why (not) teach grammar at school ”, by the author Sírio Possenti. We will seek to demonstrate through analysis gestures that the aforementioned formulation produces diferente possibilities of reading and interpretation supported by linguistic materiality by/in punctuation marks, especially in parentheses. Based on the theoretical device of Discourse Analysis, based on Orlandi (2013) and on Pêcheux (1969), the reflection discusses the conditions of production of discourses around the teaching of grammar considering the historical process that institutionalized it. It is from this analytical perspective, which touches the limits of the History of Linguistic Ideas, that we describe our research corpus and develop our analysis that points to misunderstanding as a constitutive effect of the gesture of reading and interpreting the work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEfeitos de sentidopt_BR
dc.subjectEstudopt_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.subjectSense Effectspt_BR
dc.subjectGrammarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleEnsinar ou não ensinar a gramática na escola, eis a questão: uma análise discursivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoInscrito na perspectiva das ciências da linguagem, este trabalho de conclusão de curso busca compreender o funcionamento da língua(gem) na sociedade e na história. De um modo geral, o estudo que se apresenta a seguir pretende analisar, à luz dos princípios teóricos e analíticos da Análise de Discurso, os efeitos de sentido que são produzidos no e pelo título da obra “Por que (não) ensinar gramática na escola”, do autor Sírio Possenti. Buscaremos demonstrar por meio de gestos de análises que a referida formulação produz diferentes possibilidades de leitura e interpretação sustentadas na materialidade linguística pelos/nos sinais de pontuação, especialmente, nos parênteses. Fundamentado no dispositivo teórico da Análise de discurso, baseada em Orlandi (2013) e em Pêcheux (1969), a reflexão discorre sobre as condições de produção dos discursos em torno do ensino de gramática considerando o processo histórico que a institucionalizou. É a partir deste olhar analítico, que toca nos limites da História das Ideias Linguísticas, que descrevemos nosso corpus de pesquisa e desenvolvemos nossa análise que apontou para o equívoco como efeito constitutivo do gesto de leitura e interpretação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensinar ou não ensinar a gramática na escola, eis a questão uma análise discursiva.pdf606.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.