00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maia Filho, Humberto Jorge de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9286787665916730pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Leonéa Vitória-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6541409286919404pt_BR
dc.contributor.referee2Deus, Adriane de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8258479671185513pt_BR
dc.creatorSantos, Aldenio Junio Gama-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6908031300126645pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-23T03:03:36Z-
dc.date.available2021-09-13-
dc.date.available2021-09-23T03:03:36Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Aldenio Junio Gama. Projeto esporte que transforma: representações dos alunos participantes no município de Pilar – Alagoas. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8014-
dc.description.abstractThe study was the subject of study of the participation sport as a possible promoter of changes in habitus in the Sport That Transform Project, which serves a total of 1860 in 6 municipalities of Alagoas. The work was developed in the Pilar-AL core that caters to 320 children in vulnerable situations, so the research had as a problem identifying whether the participation sport can contribute to the development of new habits in the participants of the Sport that Transform project in the municipality of Pilar-AL. This study was qualitative and descriptive. The sample consisted of 10 students (8 men and 2 women) from the project that participated in the project and live in the city of Pilar, 3 professionals (all men). Research data was obtained through a semi-structured interview. , which were then transcribed and categorized through content analysis. The theoretical basis was divided into Introduction; Sport; Habit; Social representations; Methodological path; Characterization of subjects; Data analysis and discussion and conclusion. It was concluded that the Sport that Transform project was effective in terms of promoting changes in habitus through sport, providing improvements in affective, motor and cognitive aspects, thus providing improvements in the self-confidence and self-esteem of the participants, these changes extended to the students and professionals involved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEsporte de participaçãopt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectProjetos sociais esportivospt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectParticipatory sportpt_BR
dc.subjectSocial projectpt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectSocial representationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleProjeto esporte que transforma representações dos alunos participantes no município de Pilar – Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO trabalho teve como objeto de estudo o esporte de participação como possível promotor de mudanças de habitus nos alunos do Projeto Esporte que Transforma que atende a um total de 1860 alunos em 6 municípios de Alagoas. O trabalho foi desenvolvido no núcleo Pilar-AL que atende a 320 crianças em situação de vulnerabilidade, diante disso, a pesquisa teve como objetivo Identificar se o esporte de participação pode contribuir para o desenvolvimento de novos habitus. O presente estudo foi de cunho qualitativo e descritivo. A amostra foi composta por 10 alunos (8 do sexo masculino e 2 do feminino) que participaram do projeto e residem na cidade do Pilar e 3 profissionais um professor, um estagiário e um assistente social ) os dados da pesquisa foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada, que em seguida foram transcritas e classificadas em categorias por meio da análise de conteúdo. A fundamentação teórica foi dividida em Introdução; Esporte; Habitus; Representação social; Percurso metodológico; Caracterização dos sujeitos; Análise e Discussão dos dados e conclusão. Concluiu-se que o projeto Esporte que Transforma foi efetivo quanto ao objetivo de promover mudanças de habitus por meio do esporte proporcionando melhoras nos aspectos afetivos, motores e cognitivos, assim proporcionando melhoras nos relacionamentos interpessoais dos participantes, essas mudanças se estenderam aos alunos e professores que em parceria com o assistente social desenvolviam o projeto.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto esporte que transforma - representações dos alunos participantes no município de Pilar – Alagoas.pdf766.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.