00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caetano, Antonio Filipe Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984280715339645pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Leonea Vitória-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6541409286919404pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Braulio Patrick da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825240515895415pt_BR
dc.creatorGama Filho, Andersen José Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9218814288917192pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-23T02:34:54Z-
dc.date.available2021-09-13-
dc.date.available2021-09-23T02:34:54Z-
dc.date.issued2020-02-13-
dc.identifier.citationGAMA FILHO, Andersen José Gonçalves. Olhares sobre o crossfit kids pelos professores de educação física. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8013-
dc.description.abstractThe CrossFit (CF) is an innovative training methodology, the social impact in classrooms is still expanding. Due to its characteristics, it is able to contribute to the achievement of several of the objectives established by the educational legislation for Physical Education and influences certain content and develop various basic skills. This study aims to evaluate the perception of Physical Education teachers regarding the use of CrossFit Kids (CFK) theme in teaching. To that end, we conducted a qualitative survey of structured interviews with teachers of Alagoas State of Physical Education in order to know their perception on the methodology of CrossFit Kids teaching in physical education classes for children and adolescents from public schools. Thus, out of 28 teachers interviewed, most had some kind of postgraduate and taught in elementary school I, II and / or high school, where they had an average of 9 classes per teacher per school, giving Physical Education classes twice a week per class most of the time. Regarding the CrossFit and use as a methodology in teaching CrossFit Kids where most claims to know the CF, however, did not know of the existence of CFK. However, the majority of respondents expressed interest in using the methodology of CFK in class. At the end of the interview, teachers reported suggestions for improvements in basic education. We conclude that by the prospect of physical education teachers of Basic Education of the State of Alagoas, the CrossFit Kids as teaching methodology can be considered a viable practice to be inserted in an educational context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrossfitpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectCorporiedadept_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectCorporeitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleOlhares sobre o crossfit kids pelos professores de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO CrossFit (CF) é uma metodologia de treinamento inovadora, cujo potencial social nas salas de aula ainda está em expansão. Por suas características, é capaz de contribuir para o alcance de vários dos objetivos estabelecidos pela legislação educacional para a Educação Física, além de influenciar conteúdos e desenvolver competências básicas. Este estudo tem como objetivo avaliar a percepção de professores de Educação Física quanto o uso da temática do CrossFit Kids (CFK) no ensino. Para tanto, foi realizado uma pesquisa qualitativa com entrevista estruturada com professores de Educação Física do Estado de Alagoas a fim de conhecer a percepção dos mesmos diante a metodologia do CrossFit Kids no ensino em aulas de Educação Física para crianças e adolescentes de rede pública. Sendo assim, de um total de 28 professores entrevistados, a maioria possuía pós-graduação e lecionavam no ensino fundamental I, II e/ou ensino médio, onde tinham uma média de 9 turmas por professor por escola, ministrando aulas de Educação Física duas vezes por semana por turma na maioria das vezes. No tocante ao CrossFit e o uso como metodologia no ensino do CrossFit Kids onde a maioria diz conhecer o CF, porém, não sabia da existência do CFK. Todavia, a maioria dos entrevistados mostraram interesse em utilizar a metodologia do CFK em aula. Ao final da entrevista, os professores relataram sugestões de melhorias no ensino básico. Concluímos que mediante a perspectiva dos professores de Educação Física da Educação Básica do Estado de Alagoas, o CrossFit Kids como metodologia de ensino pode ser considerada uma prática viável ao ser inserida num contexto educacional.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Olhares sobre o crossfit kids pelos professores de educação física.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.