00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lozada, Cláudia de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159685938643830pt_BR
dc.contributor.referee1Barros , Amauri da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee2Guerra , Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.creatorViana, Sidney Leandro da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5629454575459956pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-01T02:34:53Z-
dc.date.available2021-04-08-
dc.date.available2021-09-01T02:34:53Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationVIANA, Sidney Leandro da Silva. Metodologias ativas: uma sequência didática sobre probabilidade com enfoque na aprendizagem baseada em problemas no ensino médio. 2021. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7939-
dc.description.abstractHistorically, much has been discussed about the teaching methods of Mathematics, always seeking to find a method that is efficient in the teaching-learning process. In this sense, this work encourages the review and reflection of pedagogical practices in Mathematics classes, presenting the potential of active methodologies such as Problem-Based Learning, which allow the development of students' autonomy, contributing to the formation of critical thinking, becoming able to solve the problems of their own reality. For this, we present a qualitative research through a case study on the application of a didactic sequence for teaching probability in the 2nd grade of High School through Problem Based Learning (PBL). The application of the didactic sequence based on Problem-Based Learning demonstrated that it is necessary for the teacher to apply it more frequently in Mathematics classes so that students become familiar with this methodology. The research also made it possible to categorize the main errors manifested by students in solving the proposed problems and to identify the competencies and skills developed with the use of PBL. In turn, the results demonstrated the effectiveness of the methodology, as well as showing that the stages of PBL in Basic Education follow a dynamic different from that applied to Higher Education, as they develop according to the specificities of the profile of students in Basic Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativas de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectActive methodologies.pt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectProbability teaching.pt_BR
dc.subjectSkills and abilitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMetodologias ativas: uma sequência didática sobre probabilidade com enfoque na aprendizagem baseada em problemas no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies: a teaching sequence on probability with a focus on learning based on problems in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoHistoricamente, muito se discute sobre os métodos de ensino de Matemática, buscando sempre encontrar um método que seja eficiente no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho incentiva a revisão e reflexão das práticas pedagógicas nas aulas de Matemática, apresentando as potencialidades das metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Problemas, que permitem o desenvolvimento da autonomia dos alunos, contribuindo para a formação do pensamento crítico, tornando-lhes capaz de resolver os problemas de sua própria realidade. Para tanto, apresentamos uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso sobre a aplicação de uma sequência didática para o ensino de probabilidade na 2ª série do Ensino Médio por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A aplicação da sequência didática fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas demonstrou que é necessário que o professor a aplique com maior frequência nas aulas de Matemática para que os alunos se familiarizem com esta metodologia. A pesquisa também possibilitou a categorização dos principais erros manifestados pelos alunos na resolução dos problemas propostos e a identificação das competências e habilidades desenvolvidas com a utilização da ABP. Por sua vez, os resultados demonstraram a eficácia da metodologia, bem como evidenciaram que as etapas da ABP na Educação Básica seguem uma dinâmica diversa daquela aplicada ao Ensino Superior, pois se desenvolvem de acordo com as especificidades do perfil do alunado da Educação Básica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.