00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Cleide Jane de Sá Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090267221490696pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee2Brito, Glaucia da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8743132786538539pt_BR
dc.creatorSilva, Rose Madalena Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5805829072399087pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-01T02:25:44Z-
dc.date.available2021-04-08-
dc.date.available2021-09-01T02:25:44Z-
dc.date.issued2017-11-22-
dc.identifier.citationSILVA, Rose Madalena Pereira da. Avaliação da aprendizagem realizada pela tutoria online a partir das interações nos fóruns de discussão no ambiente virtual de aprendizagem. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7938-
dc.description.abstractThis study approaches the evaluation of learning from the interactions in the virtual learning environment (AVA) carried out by the online tutoring in discussion forums of three courses in Distance Education (EaD) developed in AVA / MOODLE of the Open University of Brazil ( UAB), linked to UFAL, with the purpose of studying the evaluation of the learning carried out by online tutoring in the AVA discussion forums. The question that opens the research is: how is the evaluation of the learning in the forums by the online tutoring from the interactions in AVA? The methodology followed was based on the qualitative approach with exploratory category of data and the type of research case study with the purpose of analyzing the type of evaluation of the learning carried out by online tutoring. The objective of the research was to analyze the way in which the evaluation of the learning realized by the online tutorial using the didactic resources available in AVA specifically in the tool / forum resource. The specific objectives were: to identify in the interactions of the forums how the evaluation of the learning carried out by the online tutor and to describe how the online tutor conducts the evaluation process of learning in the AVA. To collect data, a questionnaire was applied to 10 online tutors and the interactions of these tutors in the disciplines forums of the three Portuguese / Portuguese, Mathematics and Pedagogy courses in the period of 2015.1. The next moment was the analysis and interpretation of the data considering the objectives of the research. The observed results indicate that the evaluation carried out by the online tutoring is focused on the summative aspects, even in some moments the interventions are directed to the formative evaluation. It was also observed from the research that online tutors do not recognize themselves as subjects that evaluate students' learning in AVA and understand that the function of evaluating learning is only the teacher of the discipline.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectGrupos de discussão pela internetpt_BR
dc.subjectTutoria a distânciapt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectInteração professor - Alunopt_BR
dc.subjectAssessment of Learningpt_BR
dc.subjectTutoringpt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectEaDpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem realizada pela tutoria online a partir das interações nos fóruns de discussão no ambiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of learning performed by online tutoring from interactions on discussion forums in the virtual learning environmentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsse estudo aborda a avaliação da aprendizagem a partir das interações no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) realizada pela tutoria online em fóruns de discussão de disciplinas de três cursos em Educação a Distância (EaD) desenvolvida no AVA/MOODLE da Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculada a UFAL tendo como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem realizada pela tutoria online nos fóruns de discussão do AVA. A questão que abre a pesquisa é: como é realizada a avaliação da aprendizagem nos fóruns pela tutoria online a partir das interações no AVA? A metodologia seguida tomou como base a abordagem qualitativa com categoria exploratória dos dados e o tipo de pesquisa estudo de caso com a finalidade de analisar o tipo de avaliação da aprendizagem realizada pela tutoria online. O objetivo da pesquisa foi analisar a forma como ocorre à avaliação da aprendizagem realizada pela tutoria online utilizando os recursos didáticos disponíveis no AVA especificamente na ferramenta/recurso fórum. Os objetivos específicos foram: identificar nas interações dos fóruns como ocorre a avaliação da aprendizagem realizada pelo tutor online e descrever como o tutor online conduz o processo de avaliação da aprendizagem no AVA. Para a coleta de dados foi utilizado questionário aplicado a 10 tutores online além de recortes das interações desses tutores nos fóruns das disciplinas dos três cursos Letras/Português, Matemática e Pedagogia no período de 2015.1. O momento seguinte se deu pela análise e interpretação dos dados considerando os objetivos da pesquisa. Os resultados observados indicam que a avaliação realizada pela tutoria online é voltada para os aspectos somativos, mesmo em alguns momentos as intervenções serem direcionadas para a avaliação formativa. Foi observado também a partir da pesquisa que os tutores online não se reconhecem como sujeitos que avaliam a aprendizagem dos estudantes no AVA e entendem que a função de avaliar a aprendizagem é apenas do professor da disciplina.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.