00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7937
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogo didático QUIMIQUIZ como ferramenta colaborativa em etapas de revisão de conteúdos de Química para o ENEM
Título(s) alternativo(s): Didatic game QUIMIQUIZ as a collaborative tool in stages of revising chemistry content for ENEM
Autor(es): Lima, Sheldon Luiz Santos
Primeiro Orientador: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Eid Cavalcante da
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Francine Santos de
Resumo: Os materiais didáticos são instrumentos ou produtos pedagógicos de apoio para os professores em sala de aula. Nesta linhagem, os jogos didáticos estão inseridos como fortes aliados para o processo de ensino-aprendizagem. O jogo QUIMIQUIZ objetivou atuar como ferramenta colaborativa para a revisão do conteúdo de química do ensino médio para alunos que irão realizar a prova do ENEM. Esta revisão engloba conceitos básicos e o estimulo da habilidade argumentativa do aluno, induzindo o debate e o raciocínio crítico em sala de aula. A aplicação do QUIMIQUIZ foi realizada com discentes de rede pública e particular, totalizando 39 discentes do município de Rio Largo – AL. Buscou-se avaliar o impacto do QUIMIQUIZ no processo de aprendizagem de química e a coleta de dados foi realizada através de questionários aplicados antes e após a prática do jogo. Os discentes apresentaram um acréscimo na compreensão de conceitos, além do desenvolvimento da capacidade crítica.
Abstract: Teaching materials are teaching instruments or support products for teachers in the classroom. In this lineage, educational games are inserted as strong allies for the teaching-learning process. The QUIMIQUIZ game aimed to act as a collaborative tool for the revision of high school chemistry content for students who will take the ENEM test. This review encompasses basic concepts and the stimulation of the student's argumentative ability, inducing debate and critical reasoning in the classroom. The application of QUIMIQUIZ was carried out with students from public and private schools, totaling 39 students from the municipality of Rio Largo - AL. We sought to assess the impact of QUIMIQUIZ on the chemistry learning process and data collection was carried out through questionnaires applied before and after playing the game. The students showed an increase in the understanding of concepts, in addition to the development of critical capacity.
Palavras-chave: Jogo didático
ENEM
Ensino-aprendizagem de química
QUIMIQUIZ
Didatic game
Teaching-learning of chemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: LIMA, Sheldon Luiz Santos. Jogo didático QUIMIQUIZ como ferramenta colaborativa em etapas de revisão de conteúdos de Química para o ENEM. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7937
Data do documento: 29-mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogo didatico QUIMIQUIZ como ferramenta colaborativa em etapas de revisao de conteudos de Quimica para o ENEM.pdf686.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.