00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7873
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Bilinguismo e seu impacto no desenvolvimento infantil até a fase adulta
Título(s) alternativo(s): Bilinguism and it impact on children and adults development
Autor(es): Moura, Larissa Daniella Belo da Silva
Primeiro Orientador: Santos, Mirelly de Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da
metadata.dc.contributor.referee2: Tibana, Adriana Lopes Lisboa
Resumo: Essa pesquisa buscou analisar os possíveis impactos cognitivos ocasionados em indivíduos que convivem em ambientes bilíngues desde crianças. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o bilinguismo e aquisição de uma segunda língua na infância, bem como os aspectos cognitivos e cerebrais que são parte desse processo. A necessidade de se comunicar em outras línguas é uma competência relevante em vertentes variadas na vida do indivíduo e na geopolítica do mundo atual. Em função disso, o número de escolas com propostas bilíngues tem aumentado em todo território nacional. A motivação para o estudo surgiu devido aos questionamentos provocados acerca dos impactos no desenvolvimento cognitivo e social causados pela exposição de uma pessoa a dois idiomas simultaneamente, considerando que parte desse aprendizado tem início na Educação Infantil. Fundamentado em Bialystok (2004), o presente trabalho apresenta uma breve revisão de literatura a fim de entender o conceito do termo bilinguismo e as principais teorias da aquisição da linguagem. Foram analisados ainda os impactos do bilinguismo no desenvolvimento infantil e ao longo da vida adulta, bem como os contextos onde o processo de aprendizagem tem mais eficácia, além de identificar e investigar fatores pedagógicos e metodológicos utilizados em um ambiente educacional de imersão na educação bilíngue.
Abstract: The purpose of this paper is to analyze the possible cognitive effects in people who live in bilingual environments since very early. It’s data come from bibliographic review on bilingualism and second language acquisition in childhood, as well as the cognitive and brain aspects that are part of this process. Being able to communicate in other languages is an effectively competence that has an effect on a range of aspects in the human life and in the geopolitics of the modern world. As a consequence, the number of schools with bilingual proposals has increased throughout the national territory. The motivation for the study came from questions about impacts on cognitive and social development caused by the exposure of a person to two simultaneous languages, considering that part of this initial learning in Early Childhood Education. This study relies on the research of Bialystok (2004), and presents a brief review of the literature to understand the concept of the term bilingualism and the main theories of language acquisition. The impacts of bilingualism on child development and throughout adult life were also analyzed, as well as the contexts in which the learning process is most effective, in addition to identifying and investigating pedagogical factors and methods used in the educational environment of immersion in a bilingual education.
Palavras-chave: Bilinguismo
Desenvolvimento infantil
Adultos bilíngues
Ensino-aprendizagem
Bilingualism
Child development
Bilingual adults
Teaching learning process
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês) Ensino a Distância
Citação: MOURA, Larissa Daniella Belo da Silva. Bilinguismo e seu impacto no desenvolvimento infantil até a fase adulta. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Inglês Ensino a distância) Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7873
Data do documento: 29-abr-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bilinguismo e seu impacto no desenvolvimento infantil até a fase adulta.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.