00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comparação do alcance e engajamento da rede social Facebook pós mudança do algoritmo: estudo de um shopping center da cidade de Maceió 2017 vs 2018
Título(s) alternativo(s): Comparison of the range and engagement of the Facebook network after changing the algorithm: study of a shopping city Maceió center 2017 VS 2018
Autor(es): Silva, Jean Carlos Marques da
Primeiro Orientador: Oliveira, Rodrigo César Reis de
metadata.dc.contributor.referee1: Monte, Madson Bruno da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Carlos Everaldo Silva da
Resumo: O avanço da internet tem contribuído consideravelmente para as novas formas de gestão e interação com os clientes, sendo uma plataforma de produção, responsável pela comercialização de bens e serviços, se tornando efetivamente um dos pilares da revolução digital. Utilizando como aspecto de pesquisa esse prisma, voltado para o âmbito empresarial, observa-se uma influência significativa das redes sociais, que, com a consolidação da internet, se tornaram um meio eficiente de comunicação entre as empresas e seu público de interesse. A rede social que o trabalho tem por objetivo analisar é o Facebook. Em 2019 foi divulgado um relatório pela Digital In onde foi demonstrado a força da plataforma que mesmo após 16 anos da sua criação, ainda é a rede social mais utilizada no mundo, são 2,1 bilhões de usuários. Como todo esse potencial de alcance as empresas utilizam bastante a rede social como uma ferramenta de atração e comunicação. Não atoa, também de acordo com a pesquisa, 29% das páginas da plataforma utilizam publicações pagas. O objetivo do trabalho é analisar duas variáveis específicas, o engajamento que é resultado da divisão entre as impressões da página e as interações (curtir, comentar e compartilhar) e o alcance (orgânico e pago) da página da rede social Facebook de um shopping center na cidade de Maceió, Alagoas pós mudança de algoritmo. A ressignificação das relações sociais e mercadológicas trazidas pela utilização em massa dessas plataformas chamou a atenção principalmente das empresas, que veem seus resultados sendo afetados cada vez mais quando há algum tipo de posicionamento acertado ou equivocado. Nesse contexto é importante monitorar e analisar os dados, principalmente os que se relacionam com o alcance e engajamento. Extraindo dados das mídias sociais é possível medir o alcance e o engajamento resultante das ações realizadas nessas mídias. Este trabalho é um estudo quantitativo descritivo com coleta de dados fornecidos pela mídia social Facebook. O período analisado foi de janeiro a dezembro de 2018 e o comparativo foi feito com o mesmo período do ano anterior.
Abstract: The advancement of the internet has contributed considerably to new forms of management and interaction with customers, being a production platform, responsible for the sale of goods and services, effectively becoming one of the pillars of the digital revolution. Using this prism as a research aspect, focused on the business environment, there is a significant influence of social networks, which, with the consolidation of the internet, have become an efficient means of communication between companies and their public of interest. The social network that the work aims to analyze is Facebook. In 2019, a report was released by Digital In which demonstrated the strength of the platform, which, even after 16 years of its creation, is still the most used social network in the world, with 2.1 billion users. As all this potential for reach, companies use social media a lot as a tool of attraction and communication. According to the survey, 29% of the platform's pages do not use paid publications. The objective of the work is to analyze two specific variables, the engagement that results from the division between page impressions and interactions (like, comment and share) and the reach (organic and paid) of the social network Facebook page of a shopping center in the city of Maceió, Alagoas after changing the algorithm. The resignification of social and market relations brought about by the mass use of these platforms drew the attention of companies, which see their results being increasingly affected when there is some kind of right or wrong position. In this context, it is important to monitor and analyze the data, especially those related to reach and engagement. By extracting data from social media, it is possible to measure the reach and engagement resulting from the actions carried out on these media. This work is a quantitative descriptive study with data collection provided by social media Facebook. The period analyzed was from January to December 2018 and the comparison was made with the same period of the previous year.
Palavras-chave: Redes sociais
Facebook (Rede social on-line)
Mineração de dados (Computação)
Algoritmos computacionais
Social Networks
Reach
Engagement
Data extraction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: SILVA, Jean Carlos Marques da. Comparação do alcance e engajamento da rede social Facebook pós mudança do algoritmo : estudo de um shopping center da cidade de Maceió 2017 vs 2018. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Curso de Administração, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7857
Data do documento: 20-fev-2020
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