00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17440
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Violência obstétrica e desigualdades estruturais: análise interseccional de uma audiência pública federal
Autor(es): Lira, Beatriz Maria Alencar
Primeiro Orientador: Junqueira, Telma Low Silva
metadata.dc.contributor.referee1: França, Rayane Oliveira do Vale
Resumo: Este trabalho centraliza discussões acerca da Violência Obstétrica (V.O.), a caracterizando como uma das expressões da violência de gênero que nomeia os abusos e maus tratos sofridos por mulheres e outras pessoas usuárias, nos serviços de saúde, durante o ciclo gravídico puerperal. Essas violências ocorrem de formas distintas entre mulheres brancas e negras, sendo estas as que recebem tratamentos mais desumanizadores. Buscamos analisar a audiência pública intitulada “Violência obstétrica e morte materna: panorama do sistema de saúde”, realizada pela Comissão Especial de Violência Obstétrica e Morte Materna, da Câmara de Deputados e Deputadas Federais, à luz do feminismo negro interseccional. À vista disso, discutimos sobre as disputas conceituais acerca do termo violência obstétrica, os sentidos produzidos sobre a assistência em saúde no ciclo gravídico-puerperal, as estratégias de prevenção da V.O., a importância de uma formação em saúde crítica e quem são as sujeitas de quem a audiência fala, a partir de uma leitura interseccional. Consideramos, então, a violência obstétrica exercida nos serviços de saúde, nas suas múltiplas violações de direitos, como uma problemática política coletiva, e para a qual convocamos o lugar da formação em saúde associada às boas práticas, visando a garantia do direito a uma assistência digna para mulheres e outras pessoas que gestam, parem, vivenciam situações de abortamento e puerperam.
Abstract: não tem
não tem
Palavras-chave: Saúde
Saúde
Feminismos
Feminismos
Violência Obstétrica
Violência Obstétrica
Interseccionalidade
Interseccionalidade
Câmara de Deputados/as Federais
Câmara de Deputados/as Federais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: LIRA, Beatriz Maria Alencar. Violência obstétrica e desigualdades estruturais: análise interseccional de uma audiência pública federal. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17440
Data do documento: 23-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Violência obstétrica e desigualdades estruturais análise interseccional de uma audiência pública federal.pdf
  Until 2026-12-15
545.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.