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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17433| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A dificuldade da realização do /r/ vibrante por estudantes brasileiros de espanhol/le: possibilidades de atividades de compreensão e produção oral |
| Título(s) alternativo(s): | The difficulty of producing the vibrant /r/ sound by Brazilian students of Spanish/le: possibilities for oral comprehension and production activities. |
| Autor(es): | Queiroz, Islania Sales de |
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Eliane Barbosa da |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Azambuja, Kristianny Brandão Barbosa de |
| Resumo: | A aprendizagem de língua espanhola como língua estrangeira apresenta dificuldades referentes a pronunciação de fonemas, especificamente a realização oral do fonema /r/ por estudantes brasileiros. Esta pesquisa visa estudar a dificuldade de produção oral do /r/ vibrante de estudantes brasileiros de espanhol/LE para poder elaborar propostas de atividades orais que ajudem o aluno na realização da pronúncia adequada do espanhol como LE. Para composição do embasamento teórico teremos como referência os estudos de análise de desvios de pronúncia concernentes ao uso das vibrantes pelos aprendizes de espanhol, tendo como base as análises feitas por Gomes (2021), Cóstola (2018), Mesquita Neto (2017), Oliveira (2018) e Silva (2007) para o estudo das produções orais de alunos brasileiros na aprendizagem de espanhol como LE. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica sobre os estudos fonéticos e fonológicos no tocante às dificuldades apresentadas por alunos brasileiros incluindo a elaboração de propostas de atividades de compreensão e produção oral para aprendizagem da realização sonora da vibrante múltipla /r/. A pesquisa dos róticos e principalmente da vibrante múltipla /r/ nas línguas espanhola e na língua portuguesa falada no Brasil contribuiu para a proposição de atividades direcionadas para a realização fonética adequada do fonema /r/ por aprendizes brasileiros de espanhol em contexto de sala de aula de LE. |
| Abstract: | The learning of Spanish as a foreign language presents difficulties in the pronunciation of phonemes, particularly the oral pronunciation of the phoneme /r/ by Brazilian students. This research aims to address the difficulties faced by learners of Spanish as a foreign language in the oral production of the vibrant /r/ with the purpose of elaborating proposals for oral activities that encourage the proper pronunciation of Spanish as a foreign language. The theoretical approach was based on analyses that examine pronunciation differences related to the use of vibrants by learners of Spanish, based on the analyses carried out by Gomes (2021), Cóstola (2018), Mesquita Neto (2017), Oliveira (2018) and Silva (2007) in order to investigate the oral productions of Brazilian students learning Spanish as a second language. The methodology employed is based on a literature review of phonetic and phonological studies in relation to the difficulties presented by Brazilian students and in the search to identify how phonology can act in a direct way in the context of the Foreign Language classroom. |
| Palavras-chave: | Fonologia Língua Espanhola /R/ Vibrante Pronúncia Phonology Spanish Language /R/ Vibrant Pronunciation |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Espanhol) - Licenciatura |
| Citação: | QUEIROZ, Islania Sales de. 2024. A dificuldade da realização do /r/ vibrante por estudantes brasileiros de espanhol/le: possibilidades de atividades de compreensão e produção oral. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17433 |
| Data do documento: | 3-dez-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| A dificuldade da realização do r vibrante por estudantes brasileiros de espanholle possibilidades de atividades de compreensão e produção oral.pdf | 972.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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