00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Twitter como ferramenta de interação entre os públicos: um estudo de caso sobre o Banco Itaú
Título(s) alternativo(s): Twitter as a tool for interaction between audiences: a case study on Banco Itaú
Autor(es): Santos, Elisama Janaína Silva
Pimentel, Sarah Silva
Primeiro Orientador: Callou, Manuela Rau de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Lorenna Karolly Santos da
Resumo: Dentro do cenário comunicacional atual as organizações têm se utilizado das mídias sociais digitais para se comunicar e aproximar os seus públicos de interesse. Assim, o objetivo central deste trabalho é investigar a interação do Banco Itaú com seus públicos através da mídia social digital Twitter e entender como esta gera satisfação ou fidelização. Para isso, realizamos um estudo de caso, através do método de análise de conteúdo, segundo Bardin (2011), com o Twitter da instituição financeira, analisando os períodos de dezembro de 2010 a março de 2011, e de dezembro de 2020 a março de 2021, tomando como ponto de partida as interações realizadas durante este intervalo de tempo. Foi realizado também um estudo bibliográfico sobre as temáticas relacionadas ao tema proposto neste trabalho e, sob esta ótica e após a pesquisa, pudemos verificar o quanto o Banco Itaú avançou em sua comunicação, enxergando as mídias sociais como uma ferramenta verossímil de aproximação com seus públicos, divulgação de produtos ou de manutenção de relacionamento.
Abstract: Within the current communication scenario organizations have used digital social media to communicate and bring their stakeholders closer together. Thus, the central objective of this work is to investigate the interaction of Banco Itaú with its audiences through digital social media Twitter and understand how it generates satisfaction or loyalty. For this, we conducted a case study, through the method of content analysis, according to Bardin (2011), with the Twitter of the financial institution, analyzing the periods from December 2010 to March 2011, and from December 2020 to March 2021, taking as a starting point the interactions performed during this time interval. A bibliographic study was also carried out on the themes related to the theme proposed in this work and, from this perspective and after the research, we were able to verify how much Banco Itaú has advanced in its communication, seeing social media as a bearesimilous tool of approximation with its audiences, dissemination of products or maintenance of relationships.
Palavras-chave: Mídias sociais digitais
Interação
Twitter (Rede social on-line)
Comunicação organizacional
Digital social media
Interaction
Twitter (Online social network)
Organizational communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas - Bacharelado
Citação: SANTOS, Elisama Janaína Silva; PIMENTEL, Sarah Silva. O twitter como ferramenta de interação entre os públicos: um estudo de caso sobre o Banco Itaú. 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17432
Data do documento: 27-ago-2022
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