00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17424
Tipo: Dissertação
Título: Métodos avaliativos no ensino da matemática: construindo uma aprendizagem significativa sobre os números inteiros à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Autor(es): Barbosa, Herivelton Fabrício Mendonça
Primeiro Orientador: Santos, Adina Rocha dos
metadata.dc.contributor.referee1: Flores, André Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Jônathas Douglas Santos de
Resumo: Este trabalho de dissertação usou o estudo bibliográfico que teve como objetivo analisar métodos avaliativos no Ensino da Matemática, com foco no 7º ano do Ensino Fundamental. Visando propor melhorias para o ensino de números inteiros, fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esta pesquisa busca contribuir com um olhar especial para esse conjunto numérico, devido às dificuldades de compreensão inerentes a ele na Educação Básica. Através de ferramentas que fomentam a aprendizagem, realizamos uma reflexão sobre os métodos avaliativos, enfatizando a necessidade de planejamento e construção dessa organização com base nos resultados das avaliações, para que estas se tornem ferramentas de aprendizagem. A contribuição primordial deste trabalho para o Ensino da Matemática destaca-se na importância da interatividade entre professor e aluno, alicerçada no conhecimento cognitivo dos alunos como um caminho para sua formação. Além disso, o trabalho propôs uma inovação para as avaliações: a criação e confecção de jogos didáticos envolvendo números inteiros, utilizando materiais sustentáveis de fácil aquisição no ambiente escolar e na comunidade. Essa proposta busca romper com a visão tradicional da Matemática como disciplina isolada, promovendo a interdisciplinaridade, inclusive com o uso de ferramentas digitais como o Khan Academy (2024). Como base teórica, foram utilizadas as obras de Jussara Hoffman (2009), Luckesi (2011), D'Ambrosio (1989), Sant'Anna (2013), além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2019).
Abstract: This dissertation work used a bibliographic study that aimed to analyze evaluation methods in Mathematics Teaching, focusing on the 7th year of Elementary School. Aiming to propose improvements to the teaching of Whole Numbers, based on the National Common Curricular Base (BNCC), this research seeks to contribute with a special look at this numerical set, due to the difficulties of understanding inherent to it in Basic Education. Through tools that encourage learning, we reflect on evaluation methods, emphasizing the need to plan and build this organization based on the results of evaluations, so that they become learning tools. The primary contribution of this work to the Teaching of Mathematics stands out in the importance of interactivity between teacher and student, based on students' cognitive knowledge as a path to their education. Furthermore, the work proposed an innovation for assessments: the creation and production of educational games involving integers, using sustainable materials that are easily acquired in the school environment and in the community. This proposal seeks to break with the traditional view of Mathematics as an isolated discipline, promoting interdisciplinarity, including the use of digital tools such as Khan Academy (2024). As a theoretical basis, the works of Jussara Hoffman (2009), Luckesi (2011), D'Ambrosio (1989), Sant'Anna (2013), in addition to the National Common Curricular Base (BNCC, 2019) were used.
Palavras-chave: Números Inteiros – Dificuldades de aprendizagem
Métodos avaliativos – Ensino de matemática
Planejamento – Métodos avaliativos
Educação básica – Base Nacional Comum Curricular
Whole Numbers – Learning Difficulties
Assessment methods – Mathematics teaching
Planning – Evaluation methods
Basic education – National Common Curriculum Base
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: BARBOSA, Herivelton Fabrício Mendonça. Métodos avaliativos no ensino da matemática: construindo uma aprendizagem significativa sobre os números inteiros à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2025. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17424
Data do documento: 19-dez-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Métodos avaliativos no ensino da matemática:construindo uma aprendizagem significativa sobre os números inteiros à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pdfMétodos avaliativos no ensino da matemática: construindo uma aprendizagem significativa sobre os números inteiros à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)2.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.