00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rodrigo Cézar Reis de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2448160679532667pt_BR
dc.contributor.referee1Monte, Madson Bruno da Silva-
dc.contributor.referee2Valença, Antônio Karlos Araújo-
dc.creatorLopes, Maycon Douglas Nobrega-
dc.date.accessioned2025-11-27T16:29:45Z-
dc.date.available2024-11-27-
dc.date.available2025-11-27T16:29:45Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.identifier.citationLOPES, Maycon Douglas Nobrega. Adoção de tecnologias da informação e transformação digital no contexto de pequenos negócios de base agroecológica em Alagoas. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17338-
dc.description.abstractInformation and Communication Technologies (ICTs) are adopted in various contexts, playing an increasingly crucial role in business management. This shift is also evident in small enterprises within agroecology, where digital interconnection between producers and consumers is continuously growing, reinforcing the need for ICTs. In this context, the theoretical-empirical study had a qualitative nature, conducted through interviews with semi-structured scripts with small agroecological producers from three Agroecological Fairs in Maceió, AL. The results showed that, even though small producers perceive an invasion of the online world into real-life spheres, they are adapting to digital transformations, leveraging the opportunities offered by internet access and mobile devices. This is evident through the adoption of strategies such as promotion through social networks, conducting banking transactions and internal communication via apps, and exploring online search platforms. However, it is clear that there are challenges in digital accessibility, influenced by the educational level and age group of the interviewees. Additionally, basic limitations, such as the lack of access to quality transportation, are also observed. This study encourages reflection on the relevance of adopting ICT tools sustainably in the management of the organizations in question.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administração - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectTransformação Digitalpt_BR
dc.subjectAdoção de Tecnologiapt_BR
dc.subjectPequenos Negóciospt_BR
dc.subjectFeiras agroecológicaspt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologypt_BR
dc.subjectDigital Transformationpt_BR
dc.subjectTechnology Adoptionpt_BR
dc.subjectSmall Businessespt_BR
dc.subjectAgroecological Fairspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleAdoção de tecnologias da informação e transformação digital no contexto de pequenos negócios de base agroecológica em Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são adotadas em diversos contextos, desempenhando um papel cada vez mais crucial na gestão dos negócios. Essa mudança é visível também nos pequenos empreendimentos da agroecologia, onde a interconexão digital entre produtores e consumidores está em contínuo crescimento, reforçando a necessidade das TICs. Nesse contexto, o estudo de cunho teórico-empírico teve natureza qualitativa, realizado por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado junto a pequenos produtores agroecológicos de três Feiras Agroecológicas de Maceió–AL. Os resultados evidenciaram que, mesmo os pequenos produtores percebendo uma invasão do mundo online na esfera da realidade, eles estão se adaptando às transformações digitais, aproveitando as possibilidades oferecidas pelo acesso à internet e dispositivos móveis. Isso é perceptível através da adoção de estratégias como a promoção por meio de redes sociais; a realização de transações bancárias e comunicação interna via aplicativos; e a exploração de plataformas online de busca. No entanto, é evidente que existem desafios na acessibilidade digital, os quais são influenciados pelo nível educacional e faixa etária dos entrevistados. Além disso, também se observam limitações de natureza básica, como a falta de acesso a um transporte de qualidade. O presente estudo fomenta uma reflexão sobre a relevância na adoção de ferramentas de TICs de forma sustentável na gestão das organizações em questão.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.