Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17275| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O retrato do profissional de apoio escolar em uma rede municipal de ensino do agreste alagoano |
| Autor(es): | Rocha, Fernanda Camelo Souza |
| Primeiro Orientador: | Mercado, Elisangela Leal de Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Márcia Lúcia Nogueira de Lima |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Rêgo, Ana Paula Monteiro |
| Resumo: | Este artigo trata de questões referentes ao Profissional de Apoio Escolar, o perfil profissional, regime de trabalho, formação e atuação. Tem como objetivo identificar como o profissional de apoio escolar é visto pelas redes de ensino, considerando o perfil profissional, regime de trabalho, formação e atuação. Faz uma reflexão teórica embasada em Brasil (1996, 2008, 2010, 2015, 2024), Gomes e Mendes (2011), Fonseca (2016), Lopes (2018), Oliveira (2020) e Vilaronga, Costa e Piovezan (2023). Consiste em uma pesquisa qualitativa-quantitativa, com base em Gil (2010), realizada por meio de entrevista a gerente do Núcleo de Desenvolvimento da Educação Inclusiva de uma rede de ensino no Agreste Alagoano e análise de documento onde consta as atribuições dos Profissionais de Apoio Escolar da referida rede de ensino. As análises de dados, mostra como o profissional de apoio escolar é visto pelas redes de ensino, considerando o perfil profissional, regime de trabalho, formação e atuação. |
| Abstract: | This article addresses issues concerning the School Support Professional, their professional profile, work regime, training, and performance. Its objective is to identify how the school support professional is viewed by school networks, considering their professional profile, work regime, training, and performance. It presents a theoretical reflection based on Brasil (1996, 2008, 2010, 2015, 2024), Gomes and Mendes (2011), Fonseca (2016), Lopes (2018), Oliveira (2020), and Vilaronga, Costa, and Piovezan (2023). It consists of a qualitative-quantitative research, based on Gil (2010), conducted through an interview with the manager of the Inclusive Education Development Center of a school network in the Agreste region of Alagoas and analysis of a document outlining the duties of the School Support Professionals in that school network. Data analysis shows how school support professionals are viewed by school networks, considering their professional profile, work schedule, training, and performance. |
| Palavras-chave: | Inclusão escolar Profissional de apoio escolar Rede de ensino Alagoas School inclusion School supoport professional School network |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar |
| Citação: | ROCHA, Fernanda Camelo Souza; MERCADO, Elisangela Leal de Oliveira. O retrato do profissional de apoio escolar em uma rede municipal de ensino do agreste alagoano. 2025. 14 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17275 |
| Data do documento: | 19-out-2024 |
| Aparece nas coleções: | ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O retrato do profissional de apoio escolar em uma rede municipal de ensino do agreste alagoano.pdf | 284.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.