00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gianini, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7288167787924464pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Anderson Diego da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Darlene Gomes da-
dc.creatorSilva Neto, Moisés Francisco da-
dc.date.accessioned2025-11-17T14:31:21Z-
dc.date.available2025-11-17-
dc.date.available2025-11-17T14:31:21Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Moisés Francisco da. O protagonismo estudantil por meio do projeto literarte da Escola Estadual Dr. Sidrônio Augusto de Santa Maria, na cidade de Santa Luzia do Norte - AL. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Teatro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17241-
dc.description.abstractReport on experiences in the LiterArte Project, developed at the Dr. Sidrônio Augusto de Santa Maria State School, in the city of Santa Luzia do Norte, in the state of Alagoas, in dialogue with reflections arising from the work of educator Antônio Carlos Gomes da Costa on youth protagonism. This study seeks to promote an innovative approach that transcends the traditional limits of isolated disciplines and favors a more integrated education based on the language of theater. With the objective of awakening in students the pleasure of reading through the construction of theatrical performances of literary works, this interdisciplinary perspective allows students to make connections between different domains of knowledge, better understanding the complexities of the contemporary world. In the context of the LiterArte project, these initiatives seek not only to teach content, but also to develop skills such as critical thinking, creativity and the ability to work in a team. Through these reflections and practical experiences, it is hoped to contribute to the construction of an education that is more inclusive, dynamic and aligned with the needs and expectations of today's society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Teatro - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectArte teatralpt_BR
dc.subjectRepresentações teatraispt_BR
dc.subjectProjeto LiterArtept_BR
dc.subjectProtagonismo Juvenilpt_BR
dc.subjectPedagogia das Artes Cênicaspt_BR
dc.subjectTeatro na Escolapt_BR
dc.subjectIniciação Teatralpt_BR
dc.subjectLiterArte Projectpt_BR
dc.subjectYouth Protagonismpt_BR
dc.subjectPedagogy of Performing Artspt_BR
dc.subjectTheater at Schoolpt_BR
dc.subjectTheater Initiationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.titleO protagonismo estudantil por meio do projeto literarte da Escola Estadual Dr. Sidrônio Augusto de Santa Maria, na cidade de Santa Luzia do Norte - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoRelato de experiências no Projeto LiterArte, desenvolvido na Escola Estadual Dr. Sidrônio Augusto de Santa Maria, na cidade de Santa Luzia do Norte, no estado de Alagoas, em diálogo com reflexões advindas da obra do educador Antônio Carlos Gomes da Costa sobre protagonismo juvenil. Este estudo busca promover uma abordagem inovadora que transcenda os limites tradicionais das disciplinas isoladas e favoreça uma educação mais integrada a partir da linguagem teatral. Com o objetivo de despertar no aluno o prazer pela leitura através da construção de encenações teatrais de obras literárias, esta perspectiva interdisciplinar permite que os estudantes façam conexões entre diferentes domínios do saber, compreendendo melhor as complexidades do mundo contemporâneo. No contexto do projeto LiterArte, estas iniciativas procuram não só ensinar conteúdos, mas também desenvolver habilidades como o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe. Através destas reflexões e experiências práticas, espera-se contribuir para a construção de uma educação que seja mais inclusiva, dinâmica e alinhada com as necessidades e expectativas da sociedade atual.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O protagonismo estudantil por meio do projeto literarte da Escola Estadual Dr. Sidronio Augusto de Santa Maria, na cidade de Santa Luzia do Norte - AL.pdfO protagonismo estudantil por meio do projeto literarte da Escola Estadual Dr. Sidrônio Augusto de Santa Maria, na cidade de Santa Luzia do Norte - AL1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.