00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17223
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee2Vidal, Odaléa Feitosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9460820799039248pt_BR
dc.creatorFrazão, Rosely Maria Morais de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5766044031368771pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-14T11:46:13Z-
dc.date.available2025-11-12-
dc.date.available2025-11-14T11:46:13Z-
dc.date.issued2025-10-14-
dc.identifier.citationFRAZÃO, Rosely Maria Morais de Lima. Narrativas reflexivas de professores da educação básica : (re)visitanto a prática docente com TDIC pelo viés da atualização, 2025. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17223-
dc.description.abstractThe present study discusses continuing education for the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in teaching practices developed within basic education. Its relevance lies in the potential to improve pedagogical strategies supported by DICT in response to the changes occurring in and around schools. It is based on the following research question: From the perception of changes in and around the school, do the reflective narratives arising from formative experiences contribute to the use of DICT in teaching practice? The study aims to analyze how reflective narratives produced by teachers, based on a continuing formative experience, reveal contributions to the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in teaching practice, in dialogue with the transformations occurring in and around schools. The chosen methodological approach is qualitative, developed through the methodology of reflective narratives, having as its main data collection instrument the production of individual reflective narrative memorials by 27 teachers working in the early years of elementary education in three public schools in the Maceió/AL education network. These narratives emerged from reflective activities within the online Updating Course Pedagogical Strategies Mediated by Digital Technologies, offered as part of the research, in addition to questionnaires and participant observation. The results indicate that the reflective narratives have the potential to contribute to the use of DICT by fostering teachers’ awareness of their importance in teaching practice, even in the face of challenges encountered by participants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuada docentept_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)pt_BR
dc.subjectNarrativas reflexivaspt_BR
dc.subjectReflective narrativespt_BR
dc.subjectContinuing teacher educationpt_BR
dc.subjectDigital information and communication technologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNarrativas reflexivas de professores da educação básica: (re)visitando a prática docente com TDIC pelo viés da atualizaçãopt_BR
dc.title.alternativeReflective narratives of basic education teachers: (re)visiting teaching practice with ICTs through the lens of updatingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo discute acerca da formação continuada para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na prática docente desenvolvida na educação básica. Sua relevância está pautada na possibilidade da melhoria das estratégias pedagógicas com apoio das TDIC face às mudanças da/na escola, tendo por base a seguinte questão: a partir da percepção das mudanças da/na escola, as narrativas reflexivas da experiência formativa contribuem para o uso das TDIC na prática docente? Objetiva analisar como as narrativas reflexivas produzidas por professores, a partir de uma experiência formativa continuada, evidenciam contribuições para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na prática docente, em diálogo com as transformações da/na escola. A opção metodológica escolhida situa-se na abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da metodologia das narrativas reflexivas, tendo como principal instrumento de coleta a produção de memoriais narrativos reflexivos construídos, de modo individual, por 27 professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de três escolas da Rede Pública de Educação de Maceió/AL, a partir de propostas reflexivas do Curso de Atualização online Estratégias Pedagógicas Mediadas pelas Tecnologias Digitais, ofertado em razão da pesquisa, além do questionário e da observação participante. Os resultados indicam que as narrativas reflexivas apresentam potencial para contribuir com o uso das TDIC a partir do favorecimento da percepção sobre a importância das TDIC na prática docente, mesmo diante de dificuldades enfrentadas por parte dos participantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas reflexivas de professores - revisitando a pratica dicente com TDIC pelo vies da atualizacao.pdf4.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.