00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17200
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Interpretação sobre o uso de ferramentas de gestão no projeto de extensão diz gestão: uma troca de saberes entre discentes de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas e do terceiro ano do Ensino médio da Escola Estadual Maria Salete Gusmão de Araújo
Autor(es): Silva, Shirley Tatyane Alves da
Primeiro Orientador: Costa, Carlos Everaldo Silva da
metadata.dc.contributor.referee1: Milito, Cláudia Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Candeias, Cézar Nonato Bezerra
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Érica Xavier de
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Josivânia
Resumo: As ações de extensão devem ser planejadas e executadas na busca constante pelo relacionamento horizontalizado com a comunidade externa à universidade, pois as demandas precisam estar alinhadas para sermos capazes de reconhecer as singularidades contextuais. Este estudo tem como objetivo interpretar o uso de ferramentas de gestão no projeto de extensão Diz Gestão, a partir de uma troca de saberes entre discentes de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas e do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Maria Salete de Gusmão de Araújo. A sensibilização teórica foi fundamentada nos temas que estimulariam as ações, como extensão, empreendedorismo e educação empreendedora, business model canvas, marketing digital para pequenos empreendimentos, além de técnicas de orçamento e precificação dos produtos para pequenas empresas. O estudo de abordagem qualitativa básica, com perspectiva interpretativista e do tipo subjetivista, utilizou como coleta dos dados, para a fase de operacionalização das ações de extensão entre discentes da universidade e da escola, observações diretas participantes e conversas informais, tanto nas oficinas in loco quanto nos grupos de Whatsapp criados entre ambos, pois as equipes sempre foram mistas. Já na fase de busca da percepção dos participantes da universidade e da escola, formulários eletrônicos foram aplicados. A nterpretação dos dados se deu a partir do como as ações foram operacionalizadas, baseadas nas ferramentas de gestão apresentadas e segundo os relatos dos participantes da universidade e da escola, desde as oficinas até a feira realizada para comercializar os produtos gerados neste projeto de extensão. Como resultados, os discentes adquiriram habilidades e competências sobre planejamento financeiro, criação de estratégias de marketing e trabalho em equipe, aplicação dos conhecimentos adquiridos, além do estímulo do interesse dos jovens pelo empreendedorismo de modo crítico e a importância do papel da universidade nesse processo.
Abstract: Extension actions must be planned and carried out in a constant search for a horizontal relationship with the community outside the university, as demands need to be aligned in order to be able to recognize contextual singularities. The aim of this study is to interpret the use of management tools in the Diz Gestão extension project, based on an exchange of knowledge between Business Administration and Accounting students from the Federal University of Alagoas and third year high school students from the Maria Salete de Gusmão de Araújo State School. Theoretical awareness was based on the themes that would stimulate the actions, such as extension, entrepreneurship and entrepreneurial education, business model canvas, digital marketing for small businesses, as well as budgeting techniques and product pricing for small businesses. The study, which took a basic qualitative approach, with an interpretivist and subjectivist perspective, used direct participant observations and informal conversations, both in the on-site workshops and in the WhatsApp groups created between the two, as the teams were always mixed. In the phase of seeking the perceptions of university and school participants, electronic forms were used. The interpretation of the data was based on how the actions were operationalized, based on the management tools used.
Palavras-chave: Administração
Contabilidade
Ensino médio
Escola Pública Estadual de Alagoas
Extensão universitária - Projetos
Universidade Federal de Alagoas
Administration
Accounting
High school
Alagoas State Public School
University extension - Projects
Federal University of Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração - Bacharelado
Citação: SILVA, Shirley Tatyane Alves da. Interpretação sobre o uso de ferramentas de gestão no projeto de extensão diz gestão: uma troca de saberes entre discentes de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas e do terceiro ano do Ensino médio da Escola Estadual Maria Salete Gusmão de Araújo. 2025. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17200
Data do documento: 21-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.