00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Makiyama, Simone-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001144889171337pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9738522066891266pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Benyelton Miguel dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8449158927994863pt_BR
dc.creatorLima, Erika Fernanda de Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638667005699426pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T13:09:14Z-
dc.date.available2025-09-08-
dc.date.available2025-11-05T13:09:14Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationLIMA, Erika Fernanda de Vasconcelos. Priorização de habilidades do RECAL e o ensino da compreensão de leitura em língua inglesa a partir dos roteiros de estudos da plataforma Escola Web. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17175-
dc.description.abstractThis article sets out to analyze four Roadmaps recommended by the government of Alagoas and published on its official Escola Web platform, mostly used in the COVID-19 pandemic as support for teachers in order to guarantee students learning in the public school system. This analysis was carried out based on the provisions of the curriculam advisors BNCC (BRASIL, 2018), ReCAL (ALAGOAS, 2019) and Guidelines for Prioritizing the Skills of the Alagoas Curriculum Framework (ALAGOAS, 2020), in dialogue with the theoretical concepts of reading, text, reading strategies and critical reading discussed by Koch (2008), Solé (1998), Miquelante (2002), Figueiredo (2003b) and Schlatter (2009). Finally, it was concluded that the Roadmaps, in general, respect the methodological orientation that guides the practice of reading, tend to focus on the student's reflection on their own reality, based on the proposed theme in the reading, and point to a critical linguistic pedagogy, as proposed both in BNCC and ReCAL.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInglês - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Aprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Alagoaspt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titlePriorização de habilidades do RECAL e o ensino da compreensão de leitura em língua inglesa a partir dos roteiros de estudos da plataforma Escola Webpt_BR
dc.title.alternativePrioritization of RECAL skills and teaching reading comprehension in english as from the roadmaps on the Escolaweb platformpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se dispõe a fazer a análise de quatro Roteiros de Estudo, cujo foco é no Eixo Leitura da BNCC, para o ensino de inglês, recomendados pelo governo de Alagoas e veiculados em sua plataforma oficial Escola Web, utilizada na pandemia de COVID-19 como suporte aos docentes como forma de garantir a aprendizagem dos estudantes da rede pública de ensino. Tal análise foi realizada com base nas disposições dos orientadores curriculares BNCC (BRASIL, 2018), ReCAL (ALAGOAS, 2019) e Orientações de Priorização das Habilidades do Referencial Curricular de Alagoas (ALAGOAS, 2020), em diálogo com os conceitos teóricos de leitura, texto, estratégias de leitura e leitura crítica discutidos por Koch (2008), Solé (1998), Miquelante (2002), Figueiredo (2003b) e Schlatter (2009). Concluiu-se, por fim, que os Roteiros, em geral, respeitam a orientação metodológica para a prática da leitura, tendem a focar na reflexão do aluno sobre sua própria realidade, a partir do tema proposto na leitura, e apontam para uma pedagogia linguística crítica, conforme propostatanto na BNCC quanto na ReCAL.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.