00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: Atuação docente dos egressos do curso tecnologias digitais e metodologias ativas no contexto do ensino online emergencial da Universidade Federal de Alagoas
Autor(es): Almeida, Douglas Vieira de
Primeiro Orientador: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Sales, Mary Valda Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Vidal, Odaléa Feitosa
Resumo: Esta tese teve como objetivo analisar a atuação docente dos egressos do curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas (TDMA) no contexto do Ensino Online Emergencial (EOE), implementado antes e durante a pandemia de Covid-19 pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A pesquisa buscou compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas, os desafios enfrentados e as contribuições do curso TDMA para a atuação dos professores no cenário emergencial, problematizando especificamente: Quais as contribuições do curso TDMA na prática pedagógica dos professores egressos durante a atuação no período do EOE? Adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de caso como método, a pesquisa bibliográfica e webgráfica sobre a temática discutida, análise documental dos projetos do curso e da legislação pertinente ao ensino durante a pandemia, questionário estruturado e entrevistas narrativas com os professores egressos. A análise dos dados foi conduzida utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin, permitindo identificar padrões e tendências no discurso dos professores sobre sua formação e prática pedagógica. Os resultados sugeriram que, embora a formação no curso TDMA tenha proporcionado aos professores o desenvolvimento de competências digitais e metodológicas, não foi suficiente para atender de forma plena às demandas do EOE. Fatores como a resistência dos professores à mudança e a ausência de suporte contínuo após a conclusão do curso limitaram a eficácia na adoção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e das metodologias ativas no EOE. Algumas estratégias, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas, mostraram potencial para engajar os estudantes, embora a desigualdade de acesso à tecnologia tenha sido um obstáculo significativo. As considerações finais da pesquisa apontam para a necessidade de aprimorar e expandir as formações oferecidas pelo curso TDMA, garantindo maior suporte contínuo e desenvolvimento de competências pedagógicas, com foco em preparar os professores para enfrentar situações emergenciais no futuro. Recomendações incluem a ampliação da carga horária do curso, flexibilização dos formatos de ensino e a implementação de políticas que favoreçam a colaboração e troca de experiências entre os professores, mas permanecem questões que demandam investigações futuras para avaliar a efetividade dessas intervenções.
Abstract: This thesis aimed to analyze the teacher training of graduates from the Digital Technologies and Active Methodologies (DTMA) program in the context of Emergency Online Education (EOE), implemented before and during the Covid-19 pandemic by the Federal University of Alagoas (UFAL). The research sought to understand the pedagogical practices developed, the challenges faced, and the contributions of the DTMA program to teachers' performance in the emergency setting, specifically problematizing: What are the contributions of the TDMA course to the pedagogical practice of graduating teachers during their work during the EOE period? A qualitative approach was adopted, using a case study method, with narrative interviews conducted with graduate teachers, document analysis of the course projects, and questionnaires administered to participants. Data analysis was carried out using Bardin's content analysis technique, allowing for the identification of patterns and trends in teachers' discourse regarding their training and pedagogical practice. The results suggested that, although the DTMA program training provided teachers with the development of digital and methodological competencies, it was not sufficient to fully meet the demands of EOE. Factors such as teachers' resistance to change and the lack of continuous support after completing the program limited the effectiveness of adopting Information and Communication Digital Technologies (ICT) and active methodologies in EOE. Some strategies, such as flipped classrooms and problem-based learning, showed potential to engage students, although inequality in technology access was a significant obstacle. The final considerations of the research indicate the need to improve and expand the training offered by the DTMA program, ensuring greater continuous support and development of pedagogical competencies, with a focus on preparing teachers to handle emergency situations in the future. Recommendations include increasing the program's workload, making teaching formats more flexible, and implementing policies that foster collaboration and experience exchange among teachers; however, issues remain that require future investigations to assess the effectiveness of these interventions.
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino online emergencial
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Tecnologias digitais e metodologias ativas
Práticas pedagógicas
Programa de formação continuada em docência do ensino superior
Universidade Federal de Alagoas
Teacher training
Emergency online teaching
Digital technologies and active methodologies
Digital information and communication technologies
Pedagogical practice
PROFORD-UFAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ALMEIDA, Douglas Vieira de. Atuação docente dos egressos do curso tecnologias digitais e metodologias ativas no contexto do ensino online emergencial da Universidade Federal de Alagoas. 2025. 280 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17166
Data do documento: 2-dez-2024
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