Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17140| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | A importância do estágio supervisionado e os desafios da formação docente: a ponte entre a teoria e a prática | 
| Autor(es): | Silva, Bruno Carvalho da | 
| Primeiro Orientador: | Bezerra, Antonio Alves | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Viana, Herika Paes Rodrigues | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Fernandes, Clara Suassuna | 
| Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo discutir e evidenciar a importância das experiências vivenciadas durante as práticas do Estágio Supervisionado do curso de História/Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas para a concretização da formação docente realizada na cidade de Murici, no interior do estado alagoano. O primeiro capítulo discorre sobre as perspectivas da História quanto disciplina curricular da Educação Básica, juntamente de uma análise de campo sobre a escola municipal que recebeu a pesquisa, mostrando que a influência da estrutura física e pedagógica da escola tem consequências no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa ainda relata as experiências de observação e regência em turmas do ensino fundamental II e a construção de planejamentos e sequências didáticas que são essenciais para uma boa aula. Em sua última etapa, destaca-se o uso de novas metodologias que auxiliam na transmissão do saber histórico, sobretudo diante da pandemia da covid-19, em que os ambientes escolares foram fechados por tempo indeterminado devido ao alto contágio do vírus, tornando a sala de aula um ambiente remoto e repleto de novidades acompanhadas de várias fragilidades da educação brasileira com a não universalização do ensino neste período. | 
| Abstract: | The present work aims to discuss and highlight the importance of the experiences lived during the Supervised Internship practices of the History/Licentiate course at the Federal University of Alagoas for the realization of teacher training conducted in the city of Murici, in the interior of the state of Alagoas. The first chapter discusses the perspectives of History as a curricular discipline in Basic Education, along with a field analysis of the municipal school that received the research, showing that the influence of the school's physical and pedagogical structure has consequences in the teachinglearning process. The research also reports the experiences of observation and teaching in classes of middle school and the construction of lesson plans and didactic sequences that are essential for a good class. In its final stage, the use of new methodologies that aid in the transmission of historical knowledge is highlighted, especially in the face of the COVID-19 pandemic, where school environments were closed indefinitely due to the high contagion of the virus, making the classroom a remote environment full of novelties accompanied by various weaknesses of Brazilian education with the non-universalization of teaching during this period. | 
| Palavras-chave: | Estágio supervisionado - Curso de História Prática de ensino Ensino - Metodologia Formação de professores - História Professores - Formação História - Estudo e ensino Supervised internship - History Course Teaching practice Teaching - Methodology Teacher training - History Teachers - Training History - Study and teaching | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de História - Licenciatura | 
| Citação: | SILVA, Bruno Carvalho da. A importância do estágio supervisionado e os desafios da formação docente: a ponte entre a teoria e a prática. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17140 | 
| Data do documento: | 31-mai-2023 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| A importância do estágio supervisionado e os desafios da formação docente: a ponte entre a teoria e a prática.pdf | 968.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

