Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17135Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Edilson dos Santos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9314379911392966 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Fernandes, Ana Paula Lima Marques | - |
| dc.contributor.referee2 | Amorim, Lucas Silva de | - |
| dc.creator | Silva, Vanessa Karla Santos Pereira da | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4448200943767303 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-27T18:00:02Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-24 | - |
| dc.date.available | 2025-10-27T18:00:02Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Vanessa Karla Santos Pereira da. Educação Financeira nas escolas públicas e privadas de Maceió. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17135 | - |
| dc.description.abstract | This study analyzes the level of financial literacy of high school students in public and private schools in Maceió, Alagoas, focusing on the dimensions of attitude, behavior, and financial knowledge. Using a quantitative approach, a survey used questionnaires administered to 802 students, selected based on their schools’ performance in the National High School Exam (ENEM). The results indicated significant disparities between the groups studied. While students from private schools acquired greater familiarity with financial concepts and best financial management practices, those from public schools were related to savings and understanding concepts such as interest and the time value of money, reflecting economic limitations and restricted access to financial information. It is concluded that the inclusion of financial education in the school curriculum is essential to mitigate inequalities and empower young people to make conscious and sustainable financial decisions. In addition, the use of interactive methodologies, such as games and digital technologies, is recommended to facilitate learning and stimulate student engagement. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Administração - Bacharelado | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Maceió | pt_BR |
| dc.subject | Financial education | pt_BR |
| dc.subject | Financial literacy | pt_BR |
| dc.subject | High school | pt_BR |
| dc.subject | Public and private schools | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
| dc.title | Educação Financeira nas escolas públicas e privadas de Maceió | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho analisa o nível de alfabetização financeira de estudantes do ensino médio em escolas públicas e privadas de Maceió/Alagoas, com foco nas dimensões de atitude, comportamento e conhecimento financeiro. Com abordagem quantitativa, a pesquisa utilizou questionários aplicados a 802 alunos, selecionados com base no desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados indicaram disparidades significativas entre os grupos analisados. Enquanto os estudantes de escolas privadas demonstraram maior familiaridade com conceitos financeiros e melhores práticas de gestão financeira, os de escolas públicas apresentaram dificuldades relacionadas à poupança e ao entendimento de noções como juros e valor do dinheiro no tempo, reflexo de limitações econômicas e acesso restrito a informações financeiras. Concluiu-se que a inclusão da educação financeira no currículo escolar é essencial para mitigar desigualdades e capacitar os jovens a tomar decisões financeiras conscientes e sustentáveis. Além disso, recomenda-se o uso de metodologias interativas, como jogos e tecnologias digitais, para facilitar a aprendizagem e estimular o engajamento dos estudantes. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Educação Financeira nas escolas públicas e privadas de Maceió.pdf | Educação Financeira nas escolas públicas e privadas de Maceió | 417.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.