Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17115| Tipo: | Dissertação | 
| Título: | Gestão do conhecimento científico para efetivação de políticas públicas penais: um estudo de caso na Escola de Administração Penitenciária de Alagoas | 
| Título(s) alternativo(s): | Management of scientific knowledge for implementing public criminal policies: a case study at the School Of Penitentiary Administration of Alagoas | 
| Autor(es): | Procópio, Fabiana Maria Santos | 
| Primeiro Orientador: | Finger, Andrew Beheregarai | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santa Rita, Luciana Peixoto | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Maehler, Alisson Eduardo | 
| metadata.dc.contributor.referee3: | Lira, Suzana de Lucena | 
| Resumo: | Diante do atual cenário político, jurídico e social do sistema penitenciário brasileiro, que foi declarado como um “estado de coisas inconstitucional” (ECI) pelo Supremo Tribunal Federal, em 2015, pelo constatado quadro de violação massiva e persistente de direitos fundamentais, decorrente de falhas estruturais e falência de suas políticas públicas, as organizações responsáveis pela administração penitenciária precisam adotar medidas mais abrangentes e meios mais adequados para formulação de novas políticas públicas ou melhoria das existentes. Com o propósito de contribuir para que o sistema penitenciário de Alagoas vislumbre a Gestão do Conhecimento de evidências científicas como medida estratégica de superação do ECI, este estudo de caso teve como objetivo principal analisar como ocorre a GC, especialmente de evidências científicas, na Escola de Administração Penitenciária de Alagoas, que contribua para a efetivação de políticas públicas penais, a fim de apresentar uma proposta de estratégia de GC para este setor. Esta pesquisa pode ser caracterizada como um estudo de natureza aplicada, caráter descritivo e abordagem mista. Como meios de investigação, utilizou-se de pesquisa documental, observação participante e estudo de caso. Para alcançar o objetivo pretendido, depois da fundamentação teórica, foi feito um levantamento de documentos para descrever o processo de efetivação das políticas públicas penais e analisar as políticas e práticas de desenvolvimento de pesquisa científica e gestão de suas evidências no sistema penitenciário de Alagoas; esses dados foram tratados conforme a análise de conteúdo de Bardin. Além disso, foi aplicado um questionário estruturado com oito sujeitos da EAP/AL, para avaliação do grau de maturidade em GC, adotando-se sete critérios baseados no modelo de Batista (2012). Em seguida, foi construído um Mapa de Evidências do conhecimento científico produzido no sistema penitenciário de Alagoas. Os resultados alcançados indicam que o nível de maturidade da EAP/AL é o de iniciação e validaram a importância da GC para gestão das evidências científicas, subsídios relevantes para amparar a tomada de decisão em políticas públicas. Por isso, o produto técnico-tecnológico apresentado constitui uma proposta de Modelo de Observatório para Gestão de Conhecimento Científico de Políticas Penais, a fim de contribuir para a GC de evidências científicas, aproximação da administração penitenciária com as IES e popularização da ciência. Dessa maneira, este estudo visa oferecer contribuições para a institucionalização de um futuro plano de GC na EAP/AL e orientar outros estudos que analisem processos semelhantes. | 
| Abstract: | Given the current political, legal and social scenario of the Brazilian penitentiary system, which was declared an “unconstitutional state of affairs” (ECI) by the Federal Supreme Court in 2015, due to the finding of massive and persistent violation of fundamental rights, resulting from structural flaws and failure of their public policies, organizations responsible for penitentiary administration need to adopt more comprehensive measures and more appropriate means for formulating new public policies or improving existing ones. With the purpose of contributing to the Alagoas penitentiary system's vision of Knowledge Management of scientific evidence as a strategic measure for overcoming ECI, this case study's main objective was to analyze how KM occurs, especially based on scientific evidence, at the School of Penitentiary Administration of Alagoas, which contributes to the implementation of public penal policies, in order to present a proposal for a KM strategy for this sector. This research can be characterized as a study of an applied nature, descriptive character and mixed approach. As means of investigation, documentary research, participant observation and case studies were used. To achieve the intended objective, after the theoretical foundation, a survey of documents was carried out to describe the process of implementing public penal policies and analyze the policies and practices for developing scientific research and managing its evidence in the penitentiary system of Alagoas, these Data were treated according to Bardin's content analysis. Furthermore, a structured questionnaire was applied to eight subjects from EAP/AL, to assess the level of maturity in KM, adopting seven criteria based on Batista's model (2012). Next, an Evidence Map of scientific knowledge produced in the Alagoas penitentiary system was constructed. The results achieved indicate that the maturity level of EAP/AL is initiation and validated the importance of KM for managing scientific evidence, relevant subsidies to support decision-making in public policies. Therefore, the technical-technological product presented constitutes a proposal for an Observatory Model for the Management of Scientific Knowledge of Penal Policies, in order to contribute to the KM of scientific evidence, bringing penitentiary administration closer to HEIs and popularizing science. In this way, this study aims to offer contributions to the institutionalization of a future KM plan in EAP/AL and guide other studies that analyze similar processes. | 
| Palavras-chave: | Políticas públicas Execução penal - Alagoas Gestão do conhecimento Prova pericial Public policies Criminal execution Knowledge management Scientific evidence | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional | 
| Citação: | PROCÓPIO, Fabiana Maria Santos. Gestão do conhecimento científico para efetivação de políticas públicas penais: um estudo de caso na Escola de Administração Penitenciária de Alagoas. 2025. 136 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17115 | 
| Data do documento: | 30-set-2024 | 
| Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Gestão do conhecimento científico para efetivação de políticas públicas penais_um estudo de caso na Escola de Administração Penitenciária de Alagoas.pdf | Gestão do conhecimento científico para efetivação de políticas públicas penais: um estudo de caso na Escola de Administração Penitenciária de Alagoas | 11.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

