00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Espindola, Aline Calheiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4521033460312471pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alexandre Lima Marques da-
dc.contributor.referee2Souto, Nícolas Alves de Oliveira-
dc.creatorTeodoro, Antonio Peroba de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-10-23T15:08:27Z-
dc.date.available2025-10-20-
dc.date.available2025-10-23T15:08:27Z-
dc.date.issued2025-02-03-
dc.identifier.citationTEODORO, Antonio Peroba de Oliveira. Dimensionamento estrutural do pavimento para o sistema de BRT de Maceió. 2025. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17114-
dc.description.abstractGiven its relevance to thousands of people, the BRT (Bus Rapid Transport) system requires rigorous planning and assurance of flawless operation. In this context, the pavement structure, an essential component of the system, plays a critical role in ensuring the durability and success of the project. This study proposes the design of a concrete pavement for implementing the BRT system along Lourival Melo Mota, Durval de Góes Monteiro, and Fernandes Lima avenues in Maceió, focusing on its structure and costs. The methodology is based on four stages: i) characterization of the BRT route, considering the starting and ending points and the lane widths; ii) traffic study to define the design vehicle and the expected number of load repetitions; iii) subgrade analysis to characterize the soil and determine its CBR (California Bearing Ratio); and iv) design of the concrete pavement using the PCA/1984 method and analysis of the costs involved in constructing the structure, excluding costs related to the construction site, road signage, earthworks, and material transportation. Due to the low quality of the soil, the designed pavement consists of a subgrade reinforcement layer, in addition to subbase and concrete surface layers. The concrete surface layer accounts for 65.2% of the total cost, given its high unit cost and the greater quantity of material required. The proposed structure meets the demands of heavy traffic, ensuring durability and operational efficiency for the BRT system. Thus, this study aims to contribute to improving public transportation and urban mobility in Maceió.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civil - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas BRTpt_BR
dc.subjectPavimentos rígidospt_BR
dc.subjectDimensionamento estruturalpt_BR
dc.subjectPCA/1984pt_BR
dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)pt_BR
dc.subjectRigid Pavementspt_BR
dc.subjectStructural Sizingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleDimensionamento estrutural do pavimento para o sistema de BRT de Maceiópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoDada sua relevância para milhares de pessoas, o sistema de BRT (Bus Rapid Transport) exige um planejamento rigoroso e a garantia de funcionamento sem falhas. Nesse contexto, a estrutura de pavimentos, elemento essencial do sistema, é fundamental para assegurar a durabilidade e o sucesso do projeto. Este trabalho propõe a concepção de pavimento em concreto para a implementação do sistema de BRT nas avenidas Lourival Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima em Maceió, com base em sua estrutura e custos. Para tanto, a metodologia desse trabalho é baseada em quatro etapas: i) caracterização do traçado do sistema de BRT, de forma a considerar o início e o fim do trajeto, e a largura das faixas de rolamento; ii) estudo de tráfego para a definição do veículo de projeto e do número de repetições de cargas previstas; iii) estudo do subleito da região para a caracterização e a determinação do CBR (California Bearing Ratio)do solo; e iv) dimensionamento do pavimento de concreto do sistema de BRT, a partir do método PCA/1984, e análise dos custos envolvidos na construção da estrutura, sem considerar os custos relacionados ao canteiro de obras, à sinalização viária, à movimentação de terra e ao transporte de materiais. O pavimento dimensionado é composto por uma camada de reforço de subleito, devido à baixa qualidade do solo, além das camadas de sub-base e revestimento de concreto. O custo da camada de revestimento representa 65,2% do valor total, em razão de seu elevado custo unitário e maior quantidade de material requerida. A estrutura dimensionada atende às demandas de tráfego intenso, assegurando durabilidade e eficiência operacional ao sistema de BRT. Assim, espera-se contribuir para a melhoria do transporte público e da mobilidade urbana em Maceió.pt_BR
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