00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Baumgarten, Lídia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7312808913197579pt_BR
dc.contributor.referee1Nicolini, Cristiano-
dc.contributor.referee2Bezerra, Antonio Alves-
dc.creatorLima, Beth Samara da Silva-
dc.date.accessioned2025-10-17T21:09:38Z-
dc.date.available2025-10-17-
dc.date.available2025-10-17T21:09:38Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationLIMA, Beth Samara da Silva. Identificando tipos de consciência histórica: um olhar sobre os estudantes da 3° série da Escola Estadual Profa. Maria Margarez Santos Lacet (2020 – 2021). 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17100-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze and map the types of Historical Consciousness developed by students at Escola Estadual Professora Maria Margarez Santos Lacet during the first module of the second edition of the Residency Pedagogy Program, conducted between November 2020 and April 2021. The research sought to answer questions such as: How do students understand History? Are they able to connect the past and the present? What types of Historical Consciousness do they develop? What limitations in historical comprehension do they present?To address these questions, materials produced by the students were analyzed, with a particular focus on the prior knowledge questionnaire. The analysis centered on the construction of historical narratives by the students and the characterization of the types of Historical Consciousness—traditional, exemplary, critical, and genetic—based on Jörn Rüsen’s theory, alongside Bodo Von Borries’s discussions on historical incomprehension. It was observed that all twelve students who responded to the questionnaire expressed an appreciation for the discipline, albeit with varying levels of depth in their reasoning.The expected results include a more detailed understanding of how these students form their Historical Consciousness and the potential limitations encountered in their historical learning processes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação – Disciplina de históriapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectConsciência históricapt_BR
dc.subjectEnsino médio - Educaçãopt_BR
dc.subjectHistorical Consciousnesspt_BR
dc.subjectHistorical Educationpt_BR
dc.subjectResidency Pedagogy Programpt_BR
dc.subjectHistorical Narrativespt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleIdentificando tipos de consciência histórica: um olhar sobre os estudantes da 3° série da Escola Estadual Profa. Maria Margarez Santos Lacet (2020 – 2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar e mapear os tipos de Consciência Histórica elaborados pelos estudantes da Escola Estadual Professora Maria Margarez Santos Lacet durante o primeiro módulo da segunda edição do Programa Residência Pedagógica, realizado entre novembro de 2020 e abril de 2021. A pesquisa buscou responder a questões como: De que maneira os estudantes compreendem a História? São capazes de conectar passado e presente? Que tipo de Consciência Histórica desenvolvem? Quais falhas de compreensão histórica apresentam? Para responder a essas questões, foram analisados os materiais produzidos pelos estudantes, em especial o questionário de conhecimentos prévios. A análise focou na elaboração de narrativas históricas expressas pelos estudantes e na caracterização dos tipos de Consciência Histórica — tradicional, exemplar, crítica e genética —, conforme a teoria de Jörn Rüsen e nas discussões de Bodo Von Borries sobre incompreensão histórica. Observou-se que todos os doze estudantes que responderam ao formulário expressaram apreço pela disciplina, ainda que com níveis variados de profundidade em suas justificativas. Os resultados esperados incluem uma compreensão mais detalhada sobre a formação da Consciência Histórica desses estudantes e as possíveis limitações apresentadas em sua aprendizagem histórica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Identificando tipos de consciência histórica_um olhar sobre os estudantes da 3° série da Escola Estadual Profa. Maria Margarez Santos Lacet (2020 – 2021).pdfIdentificando tipos de consciência histórica: um olhar sobre os estudantes da 3° série da Escola Estadual Profa. Maria Margarez Santos Lacet (2020 – 2021)733.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.