00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maurício, Cleydner Marques de Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1149404022685972pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Wellington Felipe dos Santos-
dc.contributor.referee1Melo, Caio César de-
dc.contributor.referee2Feitosa, Cid Olival-
dc.creatorCastilho, Guilherme de Sousa-
dc.date.accessioned2025-10-17T21:03:48Z-
dc.date.available2025-10-16-
dc.date.available2025-10-17T21:03:48Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.citationCASTILHO, Guilherme de Sousa. Mudança de paradigma no transporte coletivo: um exame das causas da redução no uso de ônibus em Maceió no período de 2016 a 2022. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17098-
dc.description.abstractIn recent years, a gradual decline in the number of bus users has been observed, accompanied by a perceived worsening of the city’s transportation services. This dynamic has profound consequences not only for the population relying on this mode of public transportation but also for others who use the roads daily. The general objective of this study is to investigate the variables associated with the decline in bus transportation demand in the city of Maceió, the capital of Alagoas. Additionally, the specific objectives of this research are to list, through the literature, the variables that influence bus transportation demand behavior and to determine their level of significance. To this end, techniques such as graphical analysis, descriptive statistics, price elasticity and income elasticity calculations of demand, as well as econometric models, were employed over two periods: one prior to and one following the onset of the COVID-19 pandemic, which affected demand behavior in distinct ways. Through this analysis, it was possible to identify factors such as the total vehicle fleet, the average gasoline price, and the minimum wage as contributors to the observed demand shift. Consequently, a strong relationship was observed between the reduction in bus demand and the increase in the vehicle fleet in the city.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Econômicas - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemanda (teoria econômica)pt_BR
dc.subjectÔnibus- Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectDemandpt_BR
dc.subjectpublic transportationpt_BR
dc.subjectMaceiópt_BR
dc.subjectbuspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleMudança de paradigma no transporte coletivo: um exame das causas da redução no uso de ônibus em Maceió no período de 2016 a 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, já se observava uma queda gradativa no número de usuários de ônibus, aliada a uma percepção de piora no transporte dentro da cidade. Essa dinâmica causa profundas consequências não somente para a população usuária desse modal do transporte público, como também para as demais que utilizam as vias diariamente. O objetivo geral deste trabalho consiste em investigar as ariáveis associadas à queda da demanda por transporte por ônibus na cidade de Maceió, capital de Alagoas. Adicionalmente, a pesquisa tem como objetivos específicos: listar, através da literatura, as variáveis que influenciam o comportamento da demanda por transporte público por ônibus, além de encontrar o nível de ignificância destas. Para tanto, foram utilizadas técnicas de análise gráfica, estatística descritiva, cálculo da elasticidade-preço e elasticidade-renda da demanda, além de modelos econométricos aplicados a dois períodos de análise: um anterior e outro posterior ao início da pandemia da COVID-19, eventos que impactaram de modo distinto o comportamento da demanda. Com isso, foi possível identificar que fatores como a frota total de veículos, o preço médio da gasolina e o salário mínimo podem ter contribuído para a mudança observada na demanda. Assim, observou-se forte relação entre a redução na demanda por ônibus e o aumento da frota de veículos na cidadeperíodos de análise: um anterior e outro posterior ao início da pandemia da COVID-19, eventos que impactaram de modo distinto o comportamento da demanda. Com isso, foi possível identificar que fatores como a frota total de veículos, o preço médio da gasolina e o salário mínimo podem ter contribuído para a mudança observada na demanda. Assim, observou-se forte relação entre a redução na demanda por ônibus e o aumento da frota de veículos na cidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.