00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17089
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo de caso da Victoria’s Secret: ascensão, crise e o reposicionamento da marca
Autor(es): Silva, Ricardo Antonio da
Primeiro Orientador: Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das
metadata.dc.contributor.referee1: Callou, Manuela Rau de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Janaina Galdino de
Resumo: Este trabalho analisa a trajetória da Victoria's Secret, destacando seu sucesso inicial no mercado da moda dado a um marketing inovador, que associou a marca a grandes modelos e à idealização de um corpo feminino perfeito. No entanto, essa estratégia, antes bem-sucedida, tornou-se problemática com a mudança nos padrões sociais, gerando críticas e uma crise de imagem. O estudo investiga, através de uma observação sistemática sobre o objeto de pesquisa, os fatores que contribuíram para a ascensão e o declínio da marca, destacando a importância de uma gestão de crise eficaz e de um reposicionamento estratégico para se adequar aos novos tempos. Para a análise da investigação, o trabalho se pauta na abordagem teórica de Lipovetsky (2009) e sua definição de moda como agente transformador de sociedade e cultura, Aaker (1996), aplicando o seu conceito acerca da definição de reposicionamento e Coombs (2007) em sua perspectiva teórica a respeito do gerenciamento de crise de marca. O trabalho se constitui na abordagem sobre o gerenciamento de crise de uma marca a partir de um planejamento estratégico de comunicação frente às transformações sociais e mudanças comportamentais do público.
Abstract: This work analyzes the trajectory of Victoria's Secret, highlighting its initial success in the fashion market due to innovative marketing, which associated the brand with great models and the idealization of a perfect female body. However, this once successful strategy became problematic with the change in social standards, generating criticism and an image crisis. The study investigates, through systematic observation of the research object, the factors that contributed to the rise and decline of the brand, highlighting the importance of effective crisis management and strategic repositioning to adapt to new times. For the analysis of investigation, the work is based on the theoretical approach of Lipovetsky (2009) and his definition of fashion as a transformative agent of society and culture, Aaker (1996), applying his concept regarding the definition of repositioning and Coombs (2007) in its theoretical perspective regarding brand crisis management. The work consists of an approach to crisis management for a brand based on strategic communication planning in the face of social transformations and behavioral changes in the public.
Palavras-chave: Marca
Consumidor - comportamento
Crise - negócios
Victoria's Secret
Crisis
Brand repositioning
Consumer behavior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas - Bacharelado
Citação: SILVA, Ricardo Antonio da. Estudo de caso da Victoria’s Secret: ascensão, crise e o reposicionamento da marca. 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17089
Data do documento: 3-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo de caso da Victoria’s Secret_ascensão, crise e o reposicionamento da marca.pdfEstudo de caso da Victoria’s Secret: ascensão, crise e o reposicionamento da marca1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.