00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Esaú e Jacó”: a disputa educacional entre escolanovistas e católicos nas décadas de 1920 e 1930, em Alagoas
Autor(es): Lima, Pedro Lucas Epifânio de
Primeiro Orientador: Santos, Irinéia Maria Franco dos
metadata.dc.contributor.referee1: Hoeveler, Rejane Carolina
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ivanildo Gomes dos
metadata.dc.contributor.referee3: Lucindo, Willian Robson Soares
Resumo: O objetivo de nossa pesquisa é analisar as disputas, em torno da educação, entre a Igreja Católica e os escolanovistas nas décadas de 1920 e 1930, em Alagoas. O embate entre esses grupos ocorria devido às suas diferentes visões de mundo, que se refletiam em suas práticas pedagógicas. O escolanovismo valorizava uma prática pedagógica centrada na criança e em seus interesses, indo contra a forma tradicional de ensino, que, segundo seus defensores, desperdiçava as capacidades intelectuais da criança. Esta visão entendia a criança como agente de sua própria história, acreditando que, com base no mérito, ela poderia ascender ou não na pirâmide social. Esse modelo pedagógico contrastava com a visão da Igreja Católica que, até então, era hegemônica na educação brasileira, defendendo uma prática centrada no professor e a crença de que a ordem terrestre era um reflexo da hierarquia celestial. Para a realização da pesquisa, consultamos os jornais católicos O Semeador, A Semana Religiosa, A Revista de Ensino de Alagoas, O Manifesto dos Pioneiros e a encíclica papal Divini Illius Magistri. A metodologia empregada na pesquisa consistiu na leitura crítica das fontes e da bibliografia especializada, ancorada pelo arcabouço teórico de Louis Althusser, em especial a noção de Aparelhos Ideológicos de Estado.
Abstract: El objetivo de nuestra investigación es analizar las disputas en torno a la educación entre la Iglesia Católica y las Escuelas Nuevas en las décadas de 1920 y 1930. El choque entre estos grupos se produjo debido a sus cosmovisiones, que se reflejaban en sus prácticas pedagógicas. El escolanovismo valoraba una práctica pedagógica centrada en el niño y sus intereses, yendo en contra de la forma tradicional de enseñanza, que, según sus defensores, desaprovechaba las capacidades intelectuales del niño. Esta visión entendía al niño como agente de su propia historia, creyendo que, en función del mérito, podía ascender o no en la pirámide social. Este modelo pedagógico contrastaba con la visión de la Iglesia católica, que hasta entonces era hegemónica en la educación brasileña, defendiendo una práctica centrada en el docente y la creencia de que el orden terrenal era un reflejo de la jerarquía celestial. Para realizar la investigación consultamos los periódicos católicos O Semeador, A Semana Religiosa, A Revista de Ensino de Alagoas, O Manifesto dos Pioneiros y la encíclica papal Divini Illius Magistri. La metodología utilizada en la investigación consistió en una lectura crítica de las fuentes y bibliografía especializada, anclada en el marco teórico de Louis Althusser, especialmente la noción de Aparato Ideológico del Estado.
Palavras-chave: Escola Nova (Movimento educacional)
Igreja Católica - Alagoas
Aparelhos Ideológicos de Estado - Conceitos
Educação - História
Escuelas Nuevas
Iglesia Católica
Aparato Ideológico del Estado
Historia de la educación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História - Licenciatura
Citação: LIMA, Pedro Lucas Epifânio de. “Esaú e Jacó”: a disputa educacional entre escolanovistas e católicos nas décadas de 1920 e 1930, em Alagoas. 2025. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17086
Data do documento: 26-nov-2024
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