00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17084
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A formação inicial de professores de história através do Programa Residência Pedagógica: reflexões acerca das experiências durante o ensino remoto emergencial
Título(s) alternativo(s): The initial training of History teachers through the Pedagogical Residency Program: reflections on expiriences during emergency remote teaching
Autor(es): Nascimento, Laura Caminha
Primeiro Orientador: Baumgarten, Lídia
metadata.dc.contributor.referee1: Maciel, Osvaldo Batista Acioly
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jonathan Vieira da
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências dos professores em formação no Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em sua 2ª edição que ocorreu de forma remota durante a pandemia da COVID-19, de 2020 a 2022. As motivações que instigam este trabalho são, para além da experiência enquanto residente, uma tentativa de contribuir com pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores. O Programa Residência Pedagógica, que é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia atrelada ao Ministério da Educação (MEC), é um programa de iniciação à docência que permite aos discentes de graduações em licenciatura, realizarem regências em escolas da educação básica. Dessa forma, o projeto contribui não apenas para a aproximação da teoria e prática dos graduandos, como também na relação entre universidade e educação básica, e esse objetivo norteará o presente trabalho. A análise e problematizações das experiências relatadas aqui, demonstram as dificuldades e as possibilidades na aplicação da aula histórica ao longo PRP em um momento atípico vivido na educação brasileira, devido à necessidade do ensino remoto emergencial.
Abstract: The present work aims to analyze the experiences of teachers in training in the Pedagogical Residency Program (PRP) of the history degree course at the Federal University of Alagoas (UFAL), in its 2nd edition, which took place remotely during the COVID pandemic. -19, from 2020 to 2022. The motivations that instigate this work are, in addition to the experience as a resident, an attempt to contribute to research on the initial and continuing training of teachers. The Pedagogical Residency Program, which is financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), an agency linked to the Ministry of Education (MEC), is an initiation program to teaching that allows undergraduate students to undertake teaching in state schools. In this way, it contributes not only to the practice of undergraduates, but also to the relationship between university and basic education. The analysis and problematization of the experiences reported in this work demonstrate the difficulty and possibilities in applying the PRP in an atypical moment experienced in Brazilian education, due to the need for remote classes.
Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica
Educação Histórica
Formação inicial de professores
Pedagogical Residency Program
Historical Education
Initial teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História - Licenciatura
Citação: NASCIMENTO, Laura Caminha. A formação inicial de professores de história através do Programa Residência Pedagógica: reflexões acerca das experiências durante o ensino remoto emergencial. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17084
Data do documento: 4-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formação inicial de professores de história através do Programa Residência Pedagógica_reflexões acerca das experiências durante o ensino remoto emergencial.pdfA formação inicial de professores de história através do Programa Residência Pedagógica: reflexões acerca das experiências durante o ensino remoto emergencial628.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.