00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mota, Maria Danielle Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647457248949178pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9092674301849862pt_BR
dc.contributor.referee2Conceição, Alexandre Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900871339218497pt_BR
dc.creatorSantos, Kennedy Carlos Costa dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4227349266311479pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-22T14:12:27Z-
dc.date.available2025-09-19-
dc.date.available2025-09-22T14:12:27Z-
dc.date.issued2024-11-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Kennedy Carlos Costa dos. Contribuição do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência no ensino de Ciências e Biologia em escolas públicas de São Luís do Quitunde. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16962-
dc.description.abstractThis work discusses the importance of the Supervised Conducting Internship for Biological Sciences students. We seek to answer the following research question: How can Supervised Conducting Internships contribute to the initial training of undergraduate students in Biological Sciences? To this end, this work aimed to report the experience of Supervised Internship III and IV in the Biological Sciences course at the Federal University of Alagoas. To achieve this objective, the research was an experience report with a qualitative approach, with a descriptive and exploratory approach. The study was carried out in public schools in São Luís do Quitunde, Alagoas, and used the Training Diary and the Final Internship Report as data collection instruments. The results show that the Supervised Internship is essential for the development of teaching identity and that methodologies that place the student at the center of the learning process, such as investigative activities and the use of simulators, proved to be effective in developing critical skills and in stimulating students’ interest in scientific content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências - São Luís do Quitunde (AL)pt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectScience teaching - São Luís do Quitunde (AL)pt_BR
dc.subjectSupervised Internshippt_BR
dc.subjectTeaching methodologypt_BR
dc.subjectTeachers - Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleContribuição do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência no ensino de Ciências e Biologia em escolas públicas de São Luís do Quitundept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discorre sobre a importância do Estágio Supervisionado de Regência para o discente em Ciências Biológicas. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: De que modo os Estágios Supervisionados de Regência podem contribuir para a formação inicial do discente de licenciatura em Ciências Biológicas? Para isso, este trabalho teve o objetivo de relatar a experiência do Estágio Supervisionado III e IV no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas. Para alcançar esse objetivo a pesquisa foi um relato de experiência com abordagem qualitativa, com enfoque descritivo e exploratório. O estudo foi realizado em escolas da rede pública de São Luís do Quitunde, Alagoas, e teve como instrumentos de coleta de dados o Diário de Formação e o Relatório Final de Estágio. Os resultados evidenciam que o Estágio Supervisionado é essencial para o desenvolvimento da identidade docente e que metodologias que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, como atividades investigativas e o uso de simuladores, mostraram-se eficazes no desenvolvimento de competências críticas e no estímulo ao interesse dos estudantes pelos conteúdos científicos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuição do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência no ensino de Ciências e Biologia em escolas públicas de São Luís do Quitunde.pdfContribuição do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência no ensino de ciências e biologia em escolas públicas de São Luís do Quitunde1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.