00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O jogo como ferramenta para a autoaprendizagem dos conteúdos da Educação física: proposta de produto educacional
Autor(es): Florêncio, Walber Felipe Farias
Primeiro Orientador: Rodrigues, Natália de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Enaiane Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Lima Filho, Antônio Passos
Resumo: O jogo é uma atividade que tem valor essencial na educação, devido a possibilidade de maior engajamento do aluno, que se interessa e motiva por um ambiente lúdico. Na Educação Física, o jogo serviria como recurso pedagógico para o ensino dos conteúdos teóricos, uma vez que, ainda se observa métodos convencionais no ensino. O jogo atende à uma proposta de metodologia ativa, a gameficação, que faz com que o aluno saia da posição passiva de espectador/receptor de conteúdo para a função ativa, autorreguladora, de seu aprendizado. Entretanto, o uso/acesso à tecnologias digitais dentro de escolas públicas no Brasil (tablet, celulares, computadores) ainda não é uma realidade, sendo assim a importância de se recuperar a cultura dos jogos de tabuleiro com a finalidade didática, pensando também na acessibilidade e baixo custo. Desta maneira, o presente trabalho teve por objetivo propor um produto educacional para o ensino dos conteúdos de dimensão conceitual da Educação Física escolar voltados para alunos do ensino fundamental (3º ao 5º anos). Tal produto foi desenvolvido em formato de jogo de tabuleiro abordando-se temas da unidade temática de “esportes de invasão e de campo e taco”, obrigatório para as séries mensionadas. Como objetivo específico, o trabalho apontará possíveis práticas pedagógicas para o uso do jogo de tabuleiro nas aulas de Educação Física. O produto técnico foi desenvolvido em formato de jogo de tabuleiro e nomeado de “PENSA GAME”. A sua organização metodológica envolveu: elaboração dos materiais (tabuleiro e acessórios) e regras. O jogo foi pensado em conformidade às habilidades e objetivos de conhecimento para as séries. Dentre a proposta de aplicação de jogo, cabe-se em três momentos (i) início da aula, como forma de avaliação diagnóstica dos conhecimentos dos alunos sobre os conceitos; (b) após a exposição dos conceitos, como forma de entender a compreensão dos alunos acerca da aula e (c) durante o processo de ensino, como forma de desenvolvimento de pesquisa e conhecimento científico. Acredita-se que diante do desafio de promover uma aprendizagem autorreguladora motivadora, o uso de jogos de tabuleiro e estratégias diversificadas permitam o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida futura dos alunos.
Palavras-chave: Educação física - Estudo e ensino
Jogos educacionais
Metodologia ativa
Ludicidade
Physical Education - Study and Teaching
Educational games
Active methodology
Playfulness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: FLORÊNCIO, Walber Felipe Farias. O jogo como ferramenta para a autoaprendizagem dos conteúdos da educação física: proposta de produto educacional. 2025. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16960
Data do documento: 13-nov-2024
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