00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: Ética em pesquisa nos cursos de graduação em pedagogia: estudo de casos em universidades públicas de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Research ethics in undergraduate courses in pedagogy: case studies in public universities in Alagoas
Autor(es): Rêgo, Ana Paula Monteiro
Primeiro Orientador: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee3: Mainardes, Jefferson
metadata.dc.contributor.referee4: Siquelli, Sônia Aparecida
Resumo: Há quase 20 anos, trabalhos de pós-graduação na área da educação apresentam discussões em torno da ética na pesquisa. A graduação oferece diversos espaços de pesquisa e esse estudo questiona se a temática da ética em pesquisa é abordada nos cursos graduação em Pedagogia. Poucos estudos tratam da ética em Pesquisa Educacional em cenário formativos iniciais. O objetivo geral dessa pesquisa doutoral foi investigar registros do trabalho com temas relacionados a ética em pesquisa nos cursos de graduação em Pedagogia de universidades públicas do estado de Alagoas, especificamente tivemos como intuito identificar a presença do tema da ética em pesquisa em documentos institucionais, em apontamentos acerca dos cuidados éticos em pesquisa tomados pelos graduandos nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e registrar posicionamentos de professores acerca da presença do tema ao longo da graduação em Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como aplicada, exploratória e com delineamento de corte transversal. Para garantir a validade do estudo utilizamos a triangulação de dados: a) documentos, Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), os registros acerca das Atividades acadêmico-científicas (ACC), as normativas institucionais relativas ao TCC, b) produção acadêmica, os TCC dos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023 e c) questionário virtual, respondido por 44 professores. Os casos desse estudo são cursos de Pedagogia online, reconhecidos pelo MEC, vinculados a instituições públicas e que estão em atividade há mais de dez anos de Alagoas. A análise dos documentos, a leitura dos TCC e registros dos professores permitiram-nos afirmar que é o tema da ética em pesquisa é pouco referido na graduação em Pedagogia. Confirmamos a tese de que em cursos públicos de graduação em Pedagogia em Alagoas o tema da ética em pesquisa é pouco mencionado nos PPC, em unidades curriculares e em documentos norteadores de TCC. Nos cursos de pedagogia que são vinculados a instituições que não têm Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) 53% dos estudantes não registram cuidados éticos nos TCC. Não registramos documentos normativos institucionais referentes a ética em pesquisa. Este estudo é relevante à medida que poderá contribuir com a formação inicial de professores e instigar as instituições formadoras para a necessidade de apresentação da temática em uma dimensão educativa, possibilitando uma formação efetivamente ética do pesquisador ainda na graduação em Pedagogia.
Abstract: For nearly 20 years, graduate-level work in the field of education has discussed ethics in research. Undergraduate programs offer various research opportunities, and this study investigates whether the topic of research ethics is addressed in undergraduate Pedagogy courses. Few studies address ethics in Educational Research within initial formative settings. The general objective of this doctoral research was to investigate how the topic of research ethics is presented in undergraduate Pedagogy courses at public universities in Alagoas. Specifically, we aimed to identify the presence of the ethics theme in institutional documents, in notes regarding ethical considerations in research taken by students in their Final Course Papers (TCC), and to record teachers' views on the presence of the topic throughout the Pedagogy program. This is a qualitative research study, characterized as applied, exploratory, and with a cross-sectional design. To ensure the validity of the study, we used data triangulation: a) documents, such as Pedagogical Course Projects (PPC), records of Academic Scientific Activities (ACC), and institutional regulations related to TCC; b) academic production, specifically TCCs from 2020, 2021, 2022, and 2023; and c) a virtual questionnaire completed by 44 teachers. The cases in this study are online Pedagogy courses recognized by the MEC [Ministry of Education and Culture], affiliated with public institutions, and in operation for over ten years in Alagoas. Analysis of the documents, reading of the TCCs, and records from teachers allow us to assert that the topic of ethics is scarcely mentioned in the undergraduate Pedagogy program. We confirm the thesis that in public undergraduate Pedagogy courses in Alagoas, the topic of research ethics is rarely mentioned in PPCs, curricular units, in TTC guiding documents and 53% of students from institutions that do not have Research Ethics Committee (CEP) do not register ethical care in the TCC. We do not register institutional normative documents regarding research ethics. This study is considered relevant as it may contribute to the initial training of teachers and prompt educational institutions to present the topic in an educational dimension, enabling a genuinely ethical formation of researchers even during their undergraduate Pedagogy studies.
Palavras-chave: Ética
Pesquisa educacional
Formação de professores
Graduação
Ethics
Education research
Teacher training
Undergraduate
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RÊGO, Ana Paula Monteiro. Ética em pesquisa nos cursos de graduação em pedagogia: estudo de casos em universidades públicas de Alagoas. 2025. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16932
Data do documento: 30-set-2024
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