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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16931
Tipo: | Tese |
Título: | Ética e integridade na pesquisa nos trabalhos de conclusão do curso da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas |
Autor(es): | Silva, Flávio Pereira da |
Primeiro Orientador: | Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Carloney Alves de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Viana, Maria Aparecida Pereira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Mainardes, Jefferson |
metadata.dc.contributor.referee4: | Nunes, João Batista Carvalho |
Resumo: | Nos diversos ambientes educacionais, as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) têm facilitado e colaborado na elaboração, condução e manutenção das práticas pedagógicas educacionais aliadas ao trabalho colaborativo. Dois importantes autores (professores e estudantes) realizam o uso das TDIC, porém o desconhecimento ou mal uso das mesmas pode ocasionar o plágio. A questão do plágio, passa a ser discutida na atualidade por intermédio de programas que utilizam a Inteligência Artificial (IA) por meio dos conhecidos Chat GPT, além da falta de compreensão dos estudantes sobre o plágio na produção dos trabalhos acadêmicos. Esta tese tem como objetivo estudar os indícios de equívocos de autoria em textos com o uso de TDIC nos TCC de Pedagogia nas modalidades presencial e a distância, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus A/C Simões, disponibilizados no Repositório Institucional da UFAL (RIUFAL). O estudo utiliza metodologia de natureza aplicada e traz como cerne da discussão uma análise sobre os impactos da pandemia e da IA na promoção do plágio acadêmico no curso em questão. Os critérios de seleção dos TCC levaram em consideração os estudantes egressos que possuem TCC aprovados e publicados no RIUFAL. A amostra de TCC foi estratificada em períodos anuais com início em 2015 e término em 2024. Foram observados e comparados os relatórios gerados pelos programas de análise de plágio dos TCC. Os resultados calculados pelos programas foram cruzados com os principais documentos da instituição por intermédio de uma ficha de observação. Como resultados os mecanismos de buscas mais utilizados pelos estudantes, para as práticas de plágio, é o Bing da Microsoft. Afirmamos que o Google Acadêmico se encontra como mecanismo de pesquisa mais acessado. Os endereços mais acessados pelos estudantes foram BrasilEscola, QConcursos, Bloglines e Wikipedia. |
Abstract: | In various educational environments, digital information and communication technologies (DICT) have facilitated and supported the development, implementation, and maintenance of educational pedagogical practices, fostering collaborative work. Two key stakeholders — teachers and students — make use of DICT; however, a lack of understanding or misuse of these technologies can lead to plagiarism. The issue of plagiarism has recently been discussed in connection with programs utilizing Artificial Intelligence (AI), such as the well-known ChatGPT, alongside students' lack of comprehension about plagiarism in academic work.This dissertation aims to study indications of authorship errors in texts utilizing DICT within the undergraduate thesis (TCC) projects in Pedagogy, both in on-campus and distance learning formats, at the Federal University of Alagoas (UFAL) - A.C. Simões Campus, as made available in the UFAL Institutional Repository (RIUFAL). The study adopts an applied research methodology and focuses on analyzing the impacts of the pandemic and AI on fostering academic plagiarism in the course under consideration. The selection criteria for the TCC projects included graduates with approved and published TCCs in RIUFAL. The sample was stratified by annual periods, spanning from 2015 to 2024. The reports generated by plagiarism analysis software for the TCC projects were observed and compared. The software-generated results were cross-referenced with the institution's key documents through an observation sheet. The findings indicate that the most frequently used search engine by students for engaging in plagiarism practices is Microsoft's Bing. Furthermore, Google Scholar was identified as the most commonly accessed research tool. The most frequently visited websites by students were BrasilEscola, QConcursos, Bloglines, and Wikipedia. |
Palavras-chave: | Plágio Integridade da pesquisa Ética Autoria Software antiplágio Plágio acadêmico Detecção de plágio Plagiarism Research integrity Autorship Academic plagiarism Detection software Ethic |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Flávio Pereira da. Ética e integridade na pesquisa nos trabalhos de conclusão do curso da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. 2025. 224 f. Tese (doutorado em Educação) – Cento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16931 |
Data do documento: | 31-out-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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Etica e integridade na pesquisa nos trabalhos de conclusao do curso da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas.pdf | 4.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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