00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Gênero na educação infantil: uma pesquisa com docentes do município de Maceio, AL
Autor(es): Oliveira, Manasséis Silvério da Silva
Primeiro Orientador: Anjos, Cleriston Izidro dos
metadata.dc.contributor.referee1: Finco, Daniela
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Valéria Campos
Resumo: A presente investigação, intitulada Gênero na Educação Infantil: uma pesquisa com docentes do município de Maceió, AL, tem como objetivo geral investigar os sentidos atribuídos às temáticas de gênero por docentes da Educação Infantil que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil da rede pública de Maceió, AL. Parte-se do pressuposto de que essas concepções orientam as práticas educativas, impactando diretamente o cotidiano de meninos e meninas desde os primeiros anos de vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com foco em estudo de caso, cuja coleta de dados foi realizada por meio de questionários, entrevistas e análise dos projetos pedagógicos e dos planejamentos de docentes de dois Centros Municipais de Educação Infantil vinculados a uma região administrativa da cidade de Maceió. A questão central que orienta este estudo é: quais os sentidos atribuídos pelos professores e professoras ao trabalho com gênero na Educação Infantil? Nesse contexto, dialoga-se com a literatura pertinente, incluindo documentos oficiais e produções acadêmicas que tratam de gênero, Educação Infantil e docência. Foram analisados artigos, teses e dissertações publicados entre 2019 e 2023, todos relacionados às concepções de gênero no contexto da Educação Infantil. O referencial teórico abrange estudos de autores como Corsaro (2009), Nascimento (2011), Buss-Simão (2012), Coll Delgado (2013), Pereira (2013), Finco, Gobbi e Faria (2015), Silva e Finco (2020), Prado e Anselmo (2019), Alvarenga e Vianna (2021), entre outros. A análise dos dados seguiu as abordagens metodológicas de Bardin (2011) e Gil (2010) por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa revelaram uma fragilidade na construção conceitual dos/as docentes sobre o tema gênero, além de evidenciarem a necessidade de inserção de conteúdos formativos sobre gênero na Educação Infantil, tanto nos cursos de graduação quanto nas formações continuadas. Os/As docentes também destacaram a importância de formações que os auxiliem no desenvolvimento de práticas educativas voltadas para as questões de gênero, preparando-os para dialogar com as crianças, outros/as profissionais da educação e as famílias, fortalecendo e ampliando o debate sobre o tema.
Abstract: The present research, entitled Gender in Early Childhood Education: a survey with teachers from the city of Maceió, AL, has the general objective of investigating the meanings attributed to gender themes by Early Childhood Education teachers who work in the Municipal Early Childhood Education Centers of the public network of Maceió, AL. It is assumed that these conceptions guide educational practices, directly impacting the daily lives of boys and girls from the first years of life. This is a qualitative research, focused on a case study, whose data collection was carried out through questionnaires, interviews and analysis of pedagogical projects and plans of teachers from two Municipal Early Childhood Education Centers, linked to an administrative region of the city of Maceió. The central question that guides this study is: What are the meanings attributed by teachers to the work with gender in Early Childhood Education? In this context, we dialogue with the pertinent literature, including official documents and academic productions that deal with gender, early childhood education and teaching. Articles, theses, and dissertations published between 2019 and 2023 were analyzed, all related to gender concepts in the context of Early Childhood Education. The theoretical framework includes studies by authors such as Corsaro (2009), Nascimento (2011), Buss-Simão (2012), Coll Delgado (2013), Pereira (2013), Finco, Gobbi, and Faria (2015), Silva and Finco (2020), Prado and Anselmo (2019), Alvarenga and Vianna (2021), among others. Data analysis followed the methodological approaches of Bardin (2011) and Gil (2010), through content analysis. The research results revealed a weakness in the conceptual construction of teachers on the topic of gender, in addition to highlighting the need to include formative content on gender in Early Childhood Education, both in undergraduate courses and in continuing education. Teachers also highlighted the importance of training that helps them develop educational practices focused on gender issues, preparing them to engage in dialogue with children, other education professionals and families, strengthening and expanding the debate on the topic.
Palavras-chave: Educação infantil
Gênero
Docência
Early childhood education
Gender
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Manasséis Silvério da Silva. Gênero na educação infantil: uma pesquisa com docentes do município de Maceió, AL. 2025. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16930
Data do documento: 30-out-2024
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