00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16919
Tipo: Tese
Título: Em nome de Deus? o discurso de jovens youtubers conservadores no Brasil / XXI rumo à barbárie educativa
Título(s) alternativo(s): In the name of God? The discourse of conservatites youtubers on Brazil 21st century going to the barbarian education
Autor(es): Amorim, Luciano Henrique da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Romeire Reis da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Mesquita, Marcos Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Camila Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee5: Franco, Nanci Helena Rebouças
Resumo: A tese de doutorado intitulada “Em nome de Deus? o discurso de jovens youtubers conservadores no Brasil/XXI rumo à barbárie educativa” advém de um processo coletivo de leitura, discussão e orientação desenvolvido no Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação (GPEJuv) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). O objetivo geral da pesquisa foi entender os processos de fortalecimento da ideologia conservadora bem como os seus avanços nos espaços políticos e formativos juvenis no século XXI, com foco nos espaços virtuais para além das redes sociais e suas plataformas de entretenimento. Para isso, o cyber campo escolhido foi a maior rede de compartilhamento de vídeos em nível global YouTube, rede esta repleta de conteúdo diversificado difundido em inúmeros canais com caráter pessoal ou corporativo. Através de cinco canais, encontramos inúmeros indivíduos jovens com proposições políticas e formativas na defesa de uma filosofia conservadora em meio à contemporaneidade, e estes, por sua vez, encontram no YouTube um caminho potente de difusão deste ideário que difundem a partir da organização de material audiovisual, cursos on-line, análises de conjuntura, lives e vídeos de opinião, tendo este aparato uma possibilidade de rápido e fácil acesso ao conteúdo gerado por estes jovens. Para o processo de compreensão e análise das hipóteses e cenários em destaque, estabelecemos um diálogo teórico com autoras e autores que dissertam sobre as categorias juventudes (BOURDIEU, 1983; GROPPO, 2004; KUSTRÍN, 2007; PAIS, 1990) conservadorismo (BURKE, 2014; KIRK, 1953; SCRUTON, 2020; SMITH, 2003) sendo este referencial base para ampliar compreensões sobre ambas categorias. Afim de auxiliar o entendimento dos discursos e os sentidos produzidos por estes jovens, me aproximo do campo de estudos da Análise do Discurso (AD) e do artefato metodológico produzido por Michel PÊCHEUX (2008) e Eni Puccinelli ORLANDI (2005) com os quais é percebido uma capacidade interpretativa dos enunciados e discursos ditos e não ditos nos conteúdos midiáticos em questão. Portanto, esta pesquisa configurou-se como um trabalho qualitativo e analítico de determinadas dinâmicas contemporâneas das quais os e as jovens protagonizam neste século e que para o entendimento dos processos educativos na atualidade, orbitar e estudar sobre estes universos é além de uma atividade orgânica de pesquisa necessária é também um elemento político e pedagógico que deve ser encarada e analisado a partir de uma ótica crítica e social. Como resultados, identificamos um novo modo de pensar o trabalho a partir do cyberespaço, uma nova configuração de fazer e pensar política e novos alinhamentos de agendas conservadoras e liberais em detrimento da ideologia dominante, articulada cotidianamente por discursos juvenis que invocam mais uma vez a tríade Deus, pátria e família desconsiderando as realidades sociais.
Abstract: This ongoing research entitled “In the name of God? The discourse of conservatites youtubers on Brazil 21st century going to the barbarian education” comes from a collective process of reading, discussion and guidance developed in the Youth, Cultures and Training Research Group (GPEJuv) linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE / CEDU / UFAL). The general objective of the research is to understand the processes of strengthening conservative ideology as well asits advances in youth political and training spaces in the 21st century, with a focus on virtual spaces in addition to social networks and their entertainment platforms. To this end, the chosen cyber field was the largest global video sharing network on YouTube, a network full of diverse content broadcast on numerous channels with a personal or corporate character. Through five channels, we find innumerable young individuals with political and educational proposals in the defense of a conservative philosophy in the midst of contemporaneity, and these, in turn, find on YouTube a potent way of spreading this ideal by doing this through the organization of audiovisual material, online courses, conjuncture analysis, lives and opinion videos, with this device having a possibility of quick and easy access to the content generated by these young people. For the process of understanding and analyzing the hypotheses and scenarios highlighted, we established a theoretical dialogue with authors who talk about the youth categories (BOURDIEU, 1983; GROPPO, 2004; KUSTRÍN, 2007; PAIS, 1990) conservatism (BURKE, 2014; KIRK, 1953; SCRUTON, 2020; SMITH, 2003) being this reference framework to broaden understandings about both categories. In order to help the understanding of the discourses and the meanings produced by these young people, I approach the field of Discourse Analysis (AD) studies and the methodological artifact produced by Michel PÊCHEUX (2008) and Eni Puccinelli ORLANDI (2005) with whom it is perceived an interpretative capacity of said and unspoken statements and speeches in the media content in question. Therefore, this research is configured as a qualitative and analytical work of certain contemporary dynamics of which the young men are protagonists in this century and that for the understanding of the educational processes nowadays, to orbit and study about these universes is beyond an organic activity of necessary research is also a political and pedagogical element that must be seen and analyzed from a critical and social perspective. As a result, we identified a new way of thinking about work from cyberspace, a new way of doing and thinking about politics and new alignments of conservative and liberal agendas to the detriment of the dominant ideology, articulated daily by youth speeches that once again invoke the triad God, homeland and family disregarding social realities.
La presente investigación en curso titulada “¿En nombre de Dios? El discurso de jóvenes youtubers conservadores en Brasil/XXI hacia la barbarie educativa” surge de un proceso colectivo de lectura, discusión y orientación desarrollado en el Grupo de Investigación Jóvenes, Culturas y Formación (GPEJuv) vinculado al Programa de Posgrado en Educación (PPGE/CEDU/UFAL). El objetivo general de la investigación es comprender los procesos de fortalecimiento de la ideología conservadora así como sus avances en los espacios de formación política y juvenil en el siglo XXI, centrándose en los espacios virtuales más allá de las redes sociales y sus plataformas de entretenimiento. Para ello, el ámbito cibernético elegido fue la mayor red de intercambio de vídeos a nivel mundial YouTube, una red que está repleta de contenidos diversos difundidos en numerosos canales con carácter personal o corporativo. A través de cinco canales encontramos un sinnúmero de jóvenes con propuestas políticas y formativas en defensa de una filosofía conservadora en medio de la contemporaneidad, y estos, a su vez, encuentran en Youtube una poderosa vía de difusión de esta ideología, haciéndolo desde la organización de material audiovisual., cursos en línea, análisis de situación, videos de vidas y opiniones, teniendo este aparato la posibilidad de acceder de forma rápida y sencilla a los contenidos generados por estos jóvenes. Para el proceso de comprensión y análisis de las hipótesis y escenarios señalados, establecimos un diálogo teórico con autores que discuten las categorías de juventud (BOURDIEU, 1983; GROPPO, 2004; KUSTRÍN, 2007; PAIS, 1990) conservadurismo (BURKE, 2014); KIRK, 1953; SCRUTON, 2020; SMITH, 2003) siendo esta base de referencia para ampliar la comprensión de ambas categorías. Para ayudar a la comprensión de los discursos y significados producidos por estos jóvenes, me acerco al campo de estudio del Análisis del Discurso (AD) y al artefacto metodológico producido por Michel PÊCHEUX (2008) y Eni Puccinelli ORLANDI (2005) con el cual se percibe una capacidad interpretativa de los enunciados y discursos dichos y no dichos en los contenidos mediáticos en cuestión. Por tanto, esta investigación se configura como un trabajo cualitativo y analítico de ciertas dinámicas contemporáneas en las que los jóvenes son protagonistas en este siglo y que, para la comprensión de los procesos educativos en la actualidad, orbitar y estudiar estos universos va más allá de una actividad orgánica de investigación necesaria. también un elemento político y pedagógico que debe ser enfrentado y analizado desde una perspectiva crítica y social. Como resultado, identificamos una nueva forma de pensar el trabajo desde el ciberespacio, una nueva forma de hacer y pensar la política y nuevos alineamientos de agendas conservadoras y liberales en detrimento de la ideología dominante, articulados cotidianamente por discursos juveniles que invocan una vez más la tríada Dios, patria y familia desconociendo las realidades sociales.
Palavras-chave: Análise do discurso
Juventude - Brasil
Conservadorismo
Youtube
Discurso de ódio na internet
discourse analysis
Youths - Brazil
Conservatites
análisis del discurso
Juventud
Conservatismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: AMORIM, Luciano Henrique da Silva. Em nome de Deus? o discurso de jovens youtubers conservadores no Brasil/XXI rumo à barbárie educativa. 2025. 199 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16919
Data do documento: 2-dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Em nome de Deus - o discurso de jovens youtubers conservadores no Brasil - XXI rumo a barbarie educativa.pdf1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.