Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16916
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Atividade prática com lentes para o ensino de Física no ensino médio |
Autor(es): | Bezerra Filho, Abdon Bernardino |
Primeiro Orientador: | Lira, Sérgio Henrique Albuquerque |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Alcínio José de Jesus |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carvalho, Rosa Carolina Pinto |
Resumo: | Este trabalho propõe investigar o impacto de atividades práticas com lentes no processo de ensino de óptica geométrica para alunos do 2º ano do ensino médio no Colégio Galileu Galilei em Maceió-AL, uma escola privada. A pesquisa abrange uma abordagem pedagógica que visa enriquecer a compreensão teórica dos conceitos ópticos, promovendo uma aprendizagem mais significativa por meio de experiências práticas. O estudo inicia-se com a avaliação do conhecimento prévio dos alunos, utilizando questionários e observações iniciais. Em seguida, são implementadas atividades práticas com lentes convergentes e divergentes, fazendo uso de uma fonte de laser para proporcionar uma experiência prática e interativa. A coleta de dados inclui questionários iniciais e finais, entrevistas informais e observações em sala de aula. Os resultados obtidos serão analisados quantitativamente e qualitativamente, buscando avaliar o impacto dessas atividades no aprendizado dos alunos. A interpretação dos resultados será realizada considerando a comparação entre o conhecimento prévio e pós-atividades, bem como a percepção dos alunos sobre a relevância das práticas no seu entendimento da óptica. A discussão centrar-se-á na análise crítica dos resultados em relação à literatura existente, destacando a eficácia das atividades práticas como complemento ao ensino tradicional de óptica baseado apenas em aulas teóricas expositivas. Limitações do estudo serão reconhecidas, e conclusões sólidas serão elaboradas, proporcionando insights para práticas pedagógicas futuras. Este TCC visa contribuir com o avanço das metodologias de ensino de ciências, especialmente no contexto da física óptica no ensino médio. |
Abstract: | This study aims to investigate the impact of practical activities with lenses on the teaching process of optics for 2nd-year high school students at Galileo Galilei School. The research encompasses a pedagogical approach aimed at enriching the theoretical understanding of optical concepts, promoting more meaningful learning through practical experiences. The study begins with the assessment of students' prior knowledge using questionnaires and initial observations. Subsequently, practical activities with converging and diverging lenses are implemented, using a laser source to provide a practical and interactive experience. Data collection includes initial and final questionnaires, informal interviews, and classroom observations. The results will be analyzed quantitatively and qualitatively, aiming to evaluate the impact of these activities on student learning. The interpretation of the results will consider the comparison between pre- and post-activity knowledge, as well as students' perception of the relevance of the practices to their understanding of optics. The discussion will focus on the critical analysis of the results in relation to existing literature, highlighting the effectiveness of practical activities as a complement to traditional optics teaching. Study limitations will be acknowledged, and robust conclusions will be drawn, providing insights for future pedagogical practices. This TCC aims to contribute to the advancement of science teaching methodologies, especially in the context of optical physics in high school. |
Palavras-chave: | Atividades Práticas Ensino de Física Óptica geométrica Aprendizagem Ativa Abordagem Experiencial Practical Activities Teaching Physics Optics, Active Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
Citação: | Bezerra Filho, Abdon Bernardino. Atividade prática com lentes para o ensino de Física no ensino médio. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16916 |
Data do documento: | 18-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atividade prática com lentes para o ensino de Física no ensino médio.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.