00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16884
Tipo: Dissertação
Título: Estresse acadêmico e mal-estar psicológico: uma perspectiva de técnicos administrativos em educação
Título(s) alternativo(s): Academic stress and psychological distress: a perspective of administrative technicians in education
Autor(es): Agostinho, Elisabelle Cavalcante
Primeiro Orientador: Freires, Leogildo Alves
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Loureto, Gleidson Diego Lopes
metadata.dc.contributor.referee1: Modesto, João Gabriel Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo geral investigar o estresse acadêmico entre os Técnicos-administrativos em Educação (TAEs) de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Os objetivos específicos implicaram em: a) inventariar os fatores estressores e as estratégias de aumento de bem-estar entre técnicos-administrativos em TAEs de universidades públicas brasileiras; b) levantar evidências psicométricas da Escala de Estresse Acadêmico (EEA-TAE) para o contexto dos TAEs. Para tanto, dois estudos empíricos foram realizados. No artigo 1 (N = 191), a amostra de TAE de universidades públicas brasileiras responderam a um questionário sociodemográfico e duas perguntas abertas envolvendo dois eixos temáticos: fatores estressores dos últimos cinco meses e estratégias utilizadas para gerar bem-estar. O primeiro eixo apontou para estressores institucionais, interpessoais no ambiente de trabalho, dificuldades financeiras e de saúde e sobrecargas múltiplas. Para o segundo eixo, os dados indicaram múltiplas formas e estratégias de lidar com estresse (e.g., estratégias cognitivas, atividade física e bem-estar mental, lazer e entretenimento). No artigo 2 (N = 191), levantou-se evidências psicométricas da Escala de Estresse Acadêmico (EEA-TAE) para o contexto dos TAEs. Os sujeitos responderam a EEA-TAE, a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21), a Escala Breve de Resiliência (BRS), Escala de Satisfação com a Vida (ESV) e perguntas demográficas. Primeiramente, a EEA-TAE demonstrou evidências de validade de conteúdo. Em seguida, os dados suportaram a plausibilidade da solução unifatorial da medida. Análises via Teoria de Resposta ao Item demonstraram que os itens da EEA-TAE discriminam adequadamente os participantes e exigiram de baixa a moderada quantidade de traço latente para serem endossados. Quanto as evidências de validade baseada nas relações com variáveis externas, A EEA-TAE apresentou relação mais evidente com maiores níveis de depressão, conforme esperado, mas de igual modo se relacionou com ansiedade, estresse e satisfação com a vida. Conclui-se, primeiramente, que há uma diversidade de fontes de estresse enfrentadas pelos TAEs que são específicas da relação desta categoria com a estrutura de funcionamento das IES. Ainda, ratificaram-se as evidências que corroboram que a EEA-TAE possui qualidade psicométrica nesta população. Estudos futuros podem se voltar para o planejamento de intervenções de curto, médio e longo prazos dada a identificação de estressores específicos deste estrato populacional no âmbito das universidades brasileiras.
Abstract: The general goal of this dissertation was to investigate academic stress among Technical-Administrative in Education (TAEs) from Higher Education Institutions (HEIs) in Brazil. The specific objectives involved: a) inventorying stressors and strategies to increase well-being among TAEs from Brazilian public universities; b) gathering psychometric evidence of the Academic Stress Scale (ASS-TAE) for the context of TAEs. Two empirical studies were conducted. In article 1 (N = 191), the sample of TAEs from Brazilian public universities answered a sociodemographic questionnaire and two open-ended questions involving two thematic axes: stressors in the last five months and strategies used to generate well-being. The first axis pointed to institutional stressors, interpersonal stressors in the work environment, financial and health difficulties, and multiple overloads. For the second axis, the data indicated multiple ways and strategies to deal with stress (e.g., cognitive strategies, physical activity and mental well-being, leisure and entertainment). In article 2 (N = 191), psychometric evidence was raised for the Academic Stress Scale (ASS-TAE) for the context of TAEs. The subjects answered the ASS-TAE, the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), the Brief Resilience Scale (BRS), the Satisfaction with Life Scale (ESV) and demographic questions. First, the ASS-TAE demonstrated evidence of content validity. Next, the data supported the plausibility of the unifactorial solution of the measure. Analyses via Item Response Theory demonstrated that the ASS-TAE items adequately discriminate participants and required a low to moderate amount of latent trait to be endorsed. Regarding the evidence of validity based on relationships with external variables, the ASS-TAE showed a more evident relationship with higher levels of depression, as expected, but it was also related to anxiety, stress and satisfaction with life. It is concluded, firstly, that there is a diversity of sources of stress faced by TAEs that are specific to the relationship of this category with the operating structure of HEIs. Furthermore, the evidence that corroborates that the ASS-TAE has psychometric quality in this population was ratified. Future studies can focus on planning short, medium and long-term interventions given the identification of stressors specific to this population stratum within Brazilian universities.
Palavras-chave: Estresse psicológico - Escala
Saúde mental
Saúde ocupacional
Stress
Mental health
Worker health
Academic Stress Scale
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: AGOSTINHO, Elisabelle Cavalcante. Estresse acadêmico e mal-estar psicológico: uma perspectiva de técnicos administrativos em educação. 2025. 61 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16884
Data do documento: 17-dez-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estresse acadêmico e mal-estar psicológico_uma perspectiva de técnicos administrativos em educação.pdfEstresse acadêmico e mal-estar psicológico: uma perspectiva de técnicos administrativos em educação1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.