00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim, Fernando Sergio Tenorio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0713914850305765pt_BR
dc.creatorAlmeida, Douglas Vieira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5752717803801048pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-02T11:56:14Z-
dc.date.available2025-09-02-
dc.date.available2025-09-02T11:56:14Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.citationALMEIDA, Douglas Vieira de. Metodologias ativas com tecnologias da informação e comunicação como práticas pedagógicas nos cursos de Direito de Alagoas. 2025. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16868-
dc.description.abstractThis research sought to understand the contributions that active methodologies bring to the law student during the training process and how they are applied in this course. The National Curricular Guidelines (NCG) of the Law course indicate requirements for higher education institutions (HEI) to outline the new profile of the graduate, being concerned with both teacher training and skills and how this professional needs to prepare and adapt their classes from the perspective of information and communication technologies (ICT). In addition, types of active methodologies with ICT were listed as didactic strategies in higher education, seeking to identify them in law courses in Alagoas and how teachers are being trained to use them in the classroom. For that, we count on a qualitative approach, with case study and documentary research, through the analysis of the Pedagogical Projects of four courses of Law of Alagoas, norms like the NCG, Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN, 1996) and the Proposals for the Improvement of the Legal Education Regulatory Framework that demonstrate the importance of ICT during the process of graduating students. In this sense, questionnaires were applied with the teachers and interviews with the coordinators of the selected courses. The analyzed data served to clarify the possible contributions that the law student can and needs to have from the use of active methodologies by the teacher, generating in this student greater autonomy to make him a professional capable of solving problems that today's society demands, with a critical sense and in a more reflective way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino do direitopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectLegal educationpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectICTpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMetodologias ativas com tecnologias da informação e comunicação como práticas pedagógicas nos cursos de Direito de Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou compreender as contribuições que as metodologias ativas trazem para o estudante de Direito durante o processo de formação e de que modo são aplicadas nesse curso. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Direito apontam exigências para as instituições de ensino superior (IES) traçarem o novo perfil do egresso, preocupando-se tanto com a formação docente quanto com as competências e como esse profissional precisa se preparar e adequar suas aulas sob a perspectiva das tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Além disso, foram elencados tipos de metodologias ativas com TIC como estratégias didáticas no ensino superior, buscando identificá-las nos cursos de Direito de Alagoas e de que maneira os professores estão sendo capacitados para utilizá-las em sala de aula. Para isso, contamos com uma abordagem qualitativa, com estudo de caso e pesquisa documental, através da análise dos Projetos Pedagógicos de quatro cursos de Direito de Alagoas, normas como as DCN, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, 1996) e as Propostas para o Aprimoramento do Marco Regulatório do Ensino Jurídico que demonstram a importância das TIC durante o processo de formação dos graduandos. Nesse sentido, houve aplicação de questionários com os professores e entrevistas com os coordenadores dos cursos selecionados. Os dados analisados serviram para esclarecer as possíveis contribuições que o estudante de Direito pode e precisa ter a partir da utilização das metodologias ativas pelo professor, gerando nesse estudante uma maior autonomia para torná-lo um profissional capaz de resolver problemas que a sociedade de hoje exige, com senso crítico e de forma mais reflexiva.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.