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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16853
Tipo: | Dissertação |
Título: | O conceito de mediação Vigotskiano na psicologia: um estudo exploratório-descritivo |
Autor(es): | Ferreira, Willameson Vieira Sandes |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Adélia Augusta Souto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Divino de Jesus da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Antônio César de Holanda |
Resumo: | Esta dissertação vincula-se a linha de pesquisa: Subjetividades, Políticas Públicas e Processos Psicosociais do Programa de Pós Graduação em Psicologia – PPGP/UFAL e ao grupo de pesquisa, “Epistemologia e a ciência psicológica” do CNPq/UFAL. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, do tipo metassíntese, sobre o conceito de mediação na perspectiva vigotskiana. Objetiva-se descrever o conceito vigotskiano de mediação na psicologia em autores contemporâneos. Para tanto, apresenta o percurso metodológico adotado com a composição da amostra dos artigos que tratam do conceito encontrados na plataforma, “portal de periódicos CAPES”, em razão da mesma ser referência na produção de artigos acadêmicos e fornecer material suficiente para o presente estudo. Tomando como referência as dissertações de (BASTOS, 2014) e (FALCÃO, 2020), foram realizadas três etapas: exploração, refinamento, descrição. Na etapa de exploração foram encontrados 111 artigos, provenientes das áreas: Filosofia (1), Sociologia (1), Comunicação (1), Arquitetura (1), Educação Física (1) e, predominantemente da Educação (59) e da Psicologia (47). Na etapa de refinamento, considerou-se os artigos da Psicologia, sem repetições, totalizando 31 artigos, os quais foram descritos em etapa posterior. Considerando os artigos da Psicologia, o conceito de mediação está presente em cinco subáreas: Psicologia Histórico-Cultural (19 artigos), Psicologia do Desenvolvimento (3), Psicologia Escolar Educacional (3), Psicologia Política (3) e Psicologia Sócio-Histórica (3). 8dentificou-se um predomínio significativo de produções em coautorias (25 artigos), com um grande percentual de autorias de mulheres (58) do total de (69) autores (as). Observou-se que as revistas estão qualificadas com, Qualis A1 (15 artigos), Qualis A2 (11), Qualis B2 (3), Qualis B3 (1) e sem Qualis (1), e estão vinculadas, em sua maioria, às Universidades Públicas Federais e Estaduais, assim como, à outras universidades e instituições, dentre elas: Associação Brasileira de Psicologia Política, Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional e instituições entrangeiras. O contexto escolar é o principal lócus das pesquisas desenvolvidas. O conceito apresentado se destaca pela sua capacidade potencializadora de ampliar a consciência; qualificar o aprendizado; fortalecer os vínculos afetivos; ser constituinte das funções psicológicas superiores, como: memória, atenção voluntária, pensamento abstrato e raciocínio lógico. O conceito também é apresentado em suas variações: mediação estética; mediação semiótica; mediação afetiva; mediação audiovisual; mediação ideológica; instrumentos mediadores e materialidade mediadora. Enfatiza-se a mediação como elemento primordial para as alterações das funções psicológicas superiores. Considera-se, por fim, que o percurso metodológico mapeou e descreveu a produção acadêmica brasileira e contemporânea, em sua amplitude de subáreas e profundidade da apropriação conceitual da mediação na área de conhecimento da Psicologia. |
Abstract: | This dissertation is linked to the research line: Subjectivities, Public Policies and Psychosocial Processes of the Postgraduate Program in Psychology – PPGP/UFAL and to the research group, “Epistemology and psychological science” of CNPq/UFAL. This is an exploratory-descriptive study, of the meta-synthesis type, on the concept of mediation from the Vygotskian perspective. The aim of this study is to describe the Vygotskian concept of mediation in psychology in contemporary authors. To this end, it presents the methodological approach adopted to compose the sample of articles that deal with the concept found on the platform, “CAPES journal portal”, since it is a reference in the production of academic articles and provides sufficient material for the present study. Taking as reference the dissertations of (BASTOS, 2014) and (FAÃO, 2020), three stages were carried out: exploration, refinement, description. 8n the exploration stage, 111 articles were found, from the areas: Philosophy (1), Sociology (1), Communication (1), Architecture (1), Physical Education (1) and, predominantly from Education (59) and Psychology (47). 8n the refinement stage, articles from Psychology were considered, without repetitions, totaling 31 articles, which were described in a later stage. Considering the articles from Psychology, the concept of mediation is present in five subareas: Historical-Cultural Psychology (19 articles), Developmental Psychology (3), Educational School Psychology (3), Political Psychology (3) and Socio-Historical Psychology (3). A significant predominance of co-authored productions was identified (25 articles), with a large percentage of authorship by women (58) of the total (69) authors. 8t was observed that the journals are qualified with Qualis A1 (15 articles), Qualis A2 (11), Qualis B2 (3), Qualis B3 (1) and without Qualis (1), and are linked, for the most part, to Federal and State Public Universities, as well as to other universities and institutions, among them: Brazilian Association of Political Psychology, Brazilian Association of School and Educational Psychology and foreign institutions. The school context is the main locus of the research developed. The concept presented stands out for its potentializing capacity to expand awareness; qualify learning; strengthen affective bonds; and be a constituent of higher psychological functions, such as: memory, voluntary attention, abstract thinking and logical reasoning. The concept is also presented in its variations: aesthetic mediation; semiotic mediation; affective mediation; audiovisual mediation; ideological mediation; mediating instruments and mediating materiality. Mediation is emphasized as a primary element for changes in higher psychological functions. Finally, it is considered that the methodological path mapped and described Brazilian and contemporary academic production, in its breadth of subareas and depth of conceptual appropriation of mediation in the field of knowledge of Psychology. |
Palavras-chave: | Vygotsky Metassíntese CAPES Mediação Psicologia Metasynthesis Mediation Psychology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | FERREIRA, Willameson Vieira Sandes. O conceito de mediação Vigotskiano na psicologia: um estudo exploratório-descritivo. 2025. 80 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16853 |
Data do documento: | 18-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP |
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