00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reescrita e intervenção didática: orientações a uma estudante da Educação de Jovens e Adultos-EJA
Título(s) alternativo(s): Rewriting and didactic intervention: guidance for a student of Youth and Adult Education-EJA
Autor(es): Grangeiro, Lívia Ester Germano
Primeiro Orientador: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira , Fabiana Pincho de
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
Resumo: O presente trabalho reflete sobre as orientações para a reescrita de texto produzido por uma estudante da Educação de Jovens e Adultos-EJA. O processo de intervenção didática para a melhoria do texto constituiu-se em um dos encaminhamentos aos estagiários da disciplina Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I, no semestre 2020.2 efetivada em 2021, período pandêmico, acometido pelo novo Corona Vírus. Tanto a disciplina quanto as ações de práticas do estágio foram encaminhadas de forma on-line através de encontros síncronos nas plataformas Moodle e pelas ferramentas Google Meet e Watzap, além de comunicação assíncrona pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA da Universidade. A base teórica contempla os estudos de Ruiz (1998) sobre correção de texto no âmbito escolar e os tipos de correção abordados por Serafini (1985), objetivando identificar os procedimentos adotados para o trabalho de reescrita, avaliando os limites e possibilidades dessa abordagem de ensino de produção escrita. Este trabalho apresenta o processo de escrita na escola, que se desenrola desde a proposta de escrita até a reescrita do texto final. A análise para as orientações foi dividida em três partes: na primeira parte, apresentou-se os conhecimentos prévios da aluna; na segunda, apresentou-se a proposta de reescrita e intervenção; e na terceira parte, apresentou-se a segunda versão do texto da aluna seguida dos reflexões sobre a intervenção didática. Os resultados da pesquisa reforçam o que Ohuschi e Menegassi (2013) dizem a respeito da coautoria do professor no texto de seus alunos, uma vez que as escolhas da aluna para melhoria de seu texto estão ligadas às escolhas desta estagiária no momento da intervenção, corroborando para a coletividade da escrita (Simões e Farias, 2013), e para os enlaces entre professor e aluno no processo de produção escrita.
Abstract: This paper reflects on the guidelines for rewriting a text produced by a Youth and Adult Education (EJA) student. The didactic intervention process to improve the text was one of the recommendations for interns in the Supervised Internship in Portuguese Language I course, taught in the 2020.2 semester, which took place in 2021, a pandemic period affected by the novel coronavirus. Both the course and the internship practices were conducted online through synchronous meetings on the Moodle platforms and through Google Meet and WhatsApp, as well as asynchronous communication through the University's Virtual Learning Environment (VLE). The theoretical basis includes Ruiz's (1998) studies on text correction in schools and the types of corrections addressed by Serafini (1985). The aim is to identify the procedures adopted for rewriting and assess the limits and possibilities of this approach to teaching written production. This paper presents the writing process in school, which unfolds from the writing proposal to the rewriting of the final text. The analysis for the guidelines was divided into three parts: the first presented the student's prior knowledge; the second presented the rewriting proposal and intervention; and the third presented the second draft of the student's text, followed by reflections on the didactic intervention. The research results reinforce what Ohuschi and Menegassi (2013) say about teacher co-authorship of their students' texts, since the student's choices for improving her text are linked to the intern's choices at the time of the intervention, corroborating the collective nature of writing (Simões and Farias, 2013) and the connections between teacher and student in the writing process.
Palavras-chave: Produção textual na escola
Reescrita de texto
Intervenção didática
Educação de Jovens e Adultos
Text production at school
Text rewriting
Didactic intervention
Youth and Adult Education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: GRANGEIRO, Lívia Ester Germano. Reescrita e intervenção didática: orientações a uma estudante da Educação de Jovens e Adultos-EJA. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16780
Data do documento: 7-nov-2023
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