00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16777
Tipo: Tese
Título: Narrativas dos sujeitos egressos do PROEJA-FIC: vida pessoal e profissional
Título(s) alternativo(s): Narratives of subjects who graduated from PROEJA-FIC: personal and professional life
Autor(es): Silva, Manoel Santos da
Primeiro Orientador: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Marinho, Paulo Manuel Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lucas Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Valéria Campos
metadata.dc.contributor.referee3: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee4: Laffin , Maria Hermínia Lage Fernandes
Resumo: Esta tese tem como objetivo compreender que contribuições o Curso de Nível Médio do Pro-grama Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modali-dade de Educação de Jovens e Adultos – Formação Inicial e Continuada (Proeja-FIC), oferta-do pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Câmpus Satuba, provocou nos sujeitos partícipes após o processo formativo, e faz parte dos estudos que vêm sendo realizados pelo Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja) acerca da Educação Profissional para pessoas jovens e adultas. E nesse sentido, problematiza: quais as contribui-ções que o Curso de Nível Médio Integrado na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos com Qualificação em Informática, ofertado pelo Ifal, Câmpus Satuba foram provocadas na vida dos sujeitos, após o processo formativo? Para alcançar o objetivo, e "responder" ao pro-blema elencado, trilhamos os pressupostos teórico-metodológicos da abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a entrevista em história de vida. As fontes foram clas-sificadas em documentais e orais, advindas das buscas realizadas nos órgãos locais e oficiais, bem como das entrevistas com os sujeitos egressos-concluintes. Os achados da pesquisa mos-traram que a formação profissional não trouxe contribuições diretas na vida dos jovens e adul-tos egressos, no entanto, os sujeitos testemunharam uma possível mudança nos âmbitos pes-soal e familiar e, por vezes, no exercício profissional.
Abstract: This thesis aims to understand what contributions the Middle Level Course of the National Program of Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Modality – Initial and Continuing Education (Proeja-FIC), offered by the Federal Institute of Alagoas (Ifal) – Satuba Câmpus, led in the subjects of this program after its conclusion. Also, this research is part of the studies that have been conducted by the Multidisciplinary Research Group on Youth and Adult Education (Multieja) about Vocational Education for young people and adults, and in this sense, the following questions are made: what are the contributions that the Integrated High School Course in the modality of Youth and Adult Education with Qualification in Informatics, offered by Ifal, Câmpus Satuba, caused in the life of the subjects, after the formative process? To reach the goal, and "answer" this problem, we followed the theoretical and methodological assumptions of the qualitative approach, using as a technique of data collection the life history interview. The sources were classified as oral and documented data, coming from the research carried out in local and official organs, as well as from the interviews with the graduated subjects. The research findings showed us that the professional training did not bring direct contributions in the lives of the former students. However, the subjects witnessed a possible change in the personal and family environment, and sometimes in the professional practice.
Palavras-chave: Formação profissional técnica
Educação de jovens e adultos
Memória histórica
Technical professional training
Youth and adult education
Historical memory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Manoel Santos da. Narrativas dos sujeitos egressos do PROEJA-FIC: vida pessoal e profissional. 2025. 254 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16777
Data do documento: 30-set-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas dos sujeitos egressos do PROEJA-FIC vida pessoal e profissional.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.