00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tibana, Adriana Lopes Lisboa-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4676498209317114pt_BR
dc.contributor.referee1Makiyama, Simone-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001144889171337pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925917656306852pt_BR
dc.creatorSantos, Nycolas de Medeiros Silva-
dc.date.accessioned2025-08-08T20:51:18Z-
dc.date.available2025-06-09-
dc.date.available2025-08-08T20:51:18Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Nycolas de Medeiros Silva. O Preconceito Linguístico no ensino de Língua adiciona. 2025. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16749-
dc.description.abstractThe present paper discusses the issue of linguistic prejudice in the context of language teaching, focusing on English as an additional language. It looks at how linguistic prejudice affects both students and teachers, particularly in private schools, where the valorization of certain linguistic varieties over others can lead to the exclusion of students who speak different dialects or have different accents. The study proposes that overcoming linguistic prejudice requires a change of perspective on the part of educators and institutions, promoting an inclusive environment that recognizes linguistic diversity as cultural wealth. The research is based on a bibliographical review of theoretical sources, and includes the history of language teaching in Brazil (Vidotti - 2012; Monteiro - 2001; Neto e Maciel - 2008, among others), as well as reflections on valuing varieties of English and the impact of prejudice on language learning (Bagno - 1999; Thompson - 1990, among others). The work also suggests lesson plans to combat linguistic prejudice in schools, promoting awareness and appreciation of linguistic diversity. These plans are still in the planning stage, but if they are implemented, they will bring mutual benefits to society in general.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectLinguistic prejudicept_BR
dc.subjectEnglish language - Teaching and learningpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO Preconceito Linguístico no ensino de Língua adicionalpt_BR
dc.title.alternativeLinguistic Prejudice in Additional Language Teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute a questão do preconceito linguístico no contexto do ensino de idiomas, com foco no inglês como língua adicional. Nele, é abordado como o preconceito linguístico afeta tanto alunos quanto professores, particularmente em escolas particulares, onde a valorização de determinadas variedades linguísticas sobre outras pode levar à exclusão de estudantes que falam dialetos ou possuem sotaques diferentes. O estudo propõe que superar o preconceito linguístico requer uma mudança de perspectiva por parte dos educadores e instituições, promovendo um ambiente inclusivo que reconheça a diversidade linguística como riqueza cultural. A pesquisa é fundamentada em uma revisão bibliográfica de fontes teóricas, e inclui a história do ensino de línguas no Brasil (Vidotti - 2012,; Monteiro - 2001; Neto e Maciel - 2008, entre outros), além de reflexões sobre a valorização das variedades do inglês e preconceito linguístico (Bagno - 1999; Thompson - 1990, entre outros) e o impacto do preconceito no aprendizado de línguas. O trabalho também sugere planos de aula para combater o preconceito linguístico nas escolas, promovendo a conscientização e a valorização da diversidade linguística. Planos esses que ainda estão no campo do planejamento, mas se forem executados, trarão benefícios mútuos para a sociedade em geral.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Preconceito Linguístico no ensino de Língua adicional.pdf783.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.