Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16749
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Tibana, Adriana Lopes Lisboa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4676498209317114 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Makiyama, Simone | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9001144889171337 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4925917656306852 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Nycolas de Medeiros Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T20:51:18Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09 | - |
dc.date.available | 2025-08-08T20:51:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Nycolas de Medeiros Silva. O Preconceito Linguístico no ensino de Língua adiciona. 2025. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16749 | - |
dc.description.abstract | The present paper discusses the issue of linguistic prejudice in the context of language teaching, focusing on English as an additional language. It looks at how linguistic prejudice affects both students and teachers, particularly in private schools, where the valorization of certain linguistic varieties over others can lead to the exclusion of students who speak different dialects or have different accents. The study proposes that overcoming linguistic prejudice requires a change of perspective on the part of educators and institutions, promoting an inclusive environment that recognizes linguistic diversity as cultural wealth. The research is based on a bibliographical review of theoretical sources, and includes the history of language teaching in Brazil (Vidotti - 2012; Monteiro - 2001; Neto e Maciel - 2008, among others), as well as reflections on valuing varieties of English and the impact of prejudice on language learning (Bagno - 1999; Thompson - 1990, among others). The work also suggests lesson plans to combat linguistic prejudice in schools, promoting awareness and appreciation of linguistic diversity. These plans are still in the planning stage, but if they are implemented, they will bring mutual benefits to society in general. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Inglês) - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Preconceito linguístico | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Linguistic prejudice | pt_BR |
dc.subject | English language - Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguistics | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | O Preconceito Linguístico no ensino de Língua adicional | pt_BR |
dc.title.alternative | Linguistic Prejudice in Additional Language Teaching | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho discute a questão do preconceito linguístico no contexto do ensino de idiomas, com foco no inglês como língua adicional. Nele, é abordado como o preconceito linguístico afeta tanto alunos quanto professores, particularmente em escolas particulares, onde a valorização de determinadas variedades linguísticas sobre outras pode levar à exclusão de estudantes que falam dialetos ou possuem sotaques diferentes. O estudo propõe que superar o preconceito linguístico requer uma mudança de perspectiva por parte dos educadores e instituições, promovendo um ambiente inclusivo que reconheça a diversidade linguística como riqueza cultural. A pesquisa é fundamentada em uma revisão bibliográfica de fontes teóricas, e inclui a história do ensino de línguas no Brasil (Vidotti - 2012,; Monteiro - 2001; Neto e Maciel - 2008, entre outros), além de reflexões sobre a valorização das variedades do inglês e preconceito linguístico (Bagno - 1999; Thompson - 1990, entre outros) e o impacto do preconceito no aprendizado de línguas. O trabalho também sugere planos de aula para combater o preconceito linguístico nas escolas, promovendo a conscientização e a valorização da diversidade linguística. Planos esses que ainda estão no campo do planejamento, mas se forem executados, trarão benefícios mútuos para a sociedade em geral. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Preconceito Linguístico no ensino de Língua adicional.pdf | 783.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.