00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16726
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Vanusia Amorim Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0841641614487512pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Maria Edileuza da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6508544664018104pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6438536384857226pt_BR
dc.creatorSantos, Irene da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-05T21:47:49Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2025-08-05T21:47:49Z-
dc.date.issued2024-05-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Irene da Silva. Abordagens do texto literário na sala de aula de língua portuguesa: um olhar sobre o livro didático. 2025. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras EaD – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16726-
dc.description.abstractThis paper analyzes the presence of literature in Portuguese language textbooks with regard to the approach to literary texts in Elementary School, proposing reflections on how the school manual can contribute to the promotion of literary reading in the classroom and to the formation of readers. We conducted a review of the provisions contained in Brazilian educational legislation on the school's responsibility in the formation of full readers, as well as looking at the results of reading assessments in Brazil, such as Saeb, Pisa, Retratos de Leitura no Brasil. In addition, this research analyzes the approach taken with literature in a chapter of a Portuguese language textbook for the 9th grade of Elementary School, based on theories by Candido (2011); Bezerra & Luca (2016); Machado (2019); Miranda (2004) among others. In our analysis, we found that the chosen textbook presents positive points in its approach to fiction, such as the variety of literary texts and the encouragement of authorial writing of short narratives. However, the composition of the textbook does not value works by contemporary authors from different ethnicities and social groups. We also noticed that the proposed reading and interpretation activities of the texts do not encourage readers to think and interact about what they have read. We therefore conclude that it is necessary to rethink the quality of Portuguese language teaching materials in terms of reading strategies and activities so that they offer students attractive, consistent practices that are appropriate for their age group and that contribute to the student's reading autonomy and to the construction of a pleasurable and motivating relationship between the reader and the literary text.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do livro didático- Estratégias de leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitores- Educação básicapt_BR
dc.subjectLeitura literária- Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectTextbook Analysis- Reading Strategiespt_BR
dc.subjectReader training - Basic educationpt_BR
dc.subjectLiterary reading - Elementary schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAbordagens do texto literário na sala de aula de língua portuguesa: um olhar sobre o livro didáticopt_BR
dc.title.alternativeApproaches to literary text in the Portuguese language classroom: a look at the textbookpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a presença da literatura no livro didático de Língua Portuguesa no que se refere à abordagem do texto literário no Ensino Fundamental, propondo reflexões sobre como o manual escolar pode contribuir para a promoção da leitura literária em sala de aula e para a formação de leitores. Realizamos uma revisão sobre as determinações contidas na legislação educacional brasileira sobre a responsabilidade da escola na formação de leitores plenos, bem como nos debruçamos sobre resultados de avaliações sobre leitura no Brasil, como Saeb, Pisa, Retratos de Leitura no Brasil. Além disso, esta pesquisa analisa a abordagem realizada com a literatura em um capítulo de livro didático de língua portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental, com base em teorias de Candido (2011); Bezerra & Luca (2016); Machado (2019); Miranda (2004) entre outros. Em nossa análise, averiguamos que o livro didático escolhido apresenta pontos positivos na abordagem da ficção, como a variedade de textos literários e o incentivo à escrita autoral de narrativa curta, entretanto, na composição do exemplar não são valorizadas produções de autores contemporâneos, de diferentes etnias e grupos sociais. Percebendo também que as propostas de atividades de leitura e interpretação dos textos não incentivam os leitores a pensar e interagir sobre o lido. Concluímos assim, que é preciso repensar a qualidade do material didático de língua portuguesa no que se refere às estratégias e atividades de leitura para que esse ofereça aos estudantes práticas atrativas, consistentes, adequadas à faixa etária, que colaborem com a autonomia leitora do aluno e com a construção de uma relação prazerosa e motivadora entre leitor e texto literário.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abordagens do texto literário na sala de aula de língua portuguesa um olhar sobre o livro didático.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.