00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235342037177115pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235342037177115pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.creatorNeves, João Victor do Nascimento das.-
dc.date.accessioned2025-08-05T21:29:19Z-
dc.date.available2025-06-04-
dc.date.available2025-08-05T21:29:19Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.identifier.citationNEVES, João Victor do Nascimento das. Análise crítica da regência verbal nos livros didáticos de língua portuguesa. 2025. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16716-
dc.description.abstractThis work results from a research project that critically analyzed two Portuguese language textbooks recommended for lower secondary education: ‘Araribá Conecta: Português 9º ano - Manual do Professor’ by Andressa Munique Paiva (2022), and ‘Português: Linguagens 9º ano’ by Cereja and Vianna (2022). The general objective was to understand the pedagogical approaches to verbal regency adopted in these books, observing their adequacy to the contemporary educational context. The justification for this research lies in the importance of didactic resources in the teaching-learning process of the Portuguese language, especially in the lower secondary education scenario. These materials play an essential role in supporting educators, providing them with tools to make classes more attractive and effective. In the context of the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC), which establishes guidelines for basic education in the country, the critical analysis of textbooks becomes even more relevant, as the quality and relevance of these resources can vary widely, directly affecting the quality of Portuguese language teaching. The grammar concepts analyzed in the work are based on the discussions of Travaglia (2009), Bechara (2009), Faraco, Moura, and Maruxo Jr. (2006), Perini (2005), Infante and Pasquale (2003), Labov(2008 [1972]), Callou (2009), and Mioto, Silva, and Lopes (2007). After the bibliographic review and critical analysis of the textbooks, it was possible to identify the most appropriate approaches and the necessary points for improvement in the pedagogical materials. This contributes to a careful reflection on the process of teaching the Portuguese language in lower secondary education and paves the way for future improvements in the quality of regency teaching, thus strengthening basic education in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegência verbalpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectVerbal regencypt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectPortuguese Language - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAnálise crítica da regência verbal nos livros didáticos de língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeCritical analysis of verbal regency in Portuguese language textbookspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho resulta de um projeto de pesquisa que teve como objeto de estudo a análise crítica de dois livros didáticos de língua portuguesa indicados para o ensino fundamental II: ‘Araribá Conecta: Português 9º ano - Manual do Professor’, de Andressa Munique Paiva (2022), e ‘Português: Linguagens 9º ano’, de Cereja e Vianna (2022). O objetivo geral foi compreender as abordagens pedagógicas sobre regência verbal adotadas nesses livros, observando a sua adequação ao contexto educacional contemporâneo. A justificativa para esta pesquisa reside na importância dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa, especialmente no cenário do ensino fundamental II. Esses materiais desempenham um papel imprescindível ao oferecer suporte aos educadores, proporcionando-lhes ferramentas para tornar as aulas mais atrativas e eficazes. No contexto da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece diretrizes para a educação básica no país, a análise crítica de livros didáticos torna-se ainda mais relevante, pois a qualidade e a pertinência desses recursos podem variar amplamente, afetando diretamente a qualidade do ensino da língua portuguesa. As concepções de gramática analisadas no trabalho baseiam-se nas discussões de Travaglia (2009), Bechara (2009), Faraco, Moura e Maruxo Jr. (2006), Perini (2005), Infante e Pasquale (2003), Labov (2008 [1972]), Callou (2009) e Mioto, Silva e Lopes (2007). Após a revisão bibliográfica e a análise crítica dos livros didáticos, foi possível identificar as abordagens mais adequadas e os pontos de melhoria necessários para os materiais pedagógicos. Isso contribui para uma reflexão criteriosa sobre o processo de ensino da língua portuguesa no ensino fundamental II e abre caminho para futuras melhorias na qualidade do ensino de regência, fortalecendo assim a educação básica no Brasil.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise crítica da regência verbal nos livros didáticos de língua portuguesa.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.