Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16712| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | O agir docente remoto de uma professora de língua inglesa durante a pandemia de Covid-19: aspectos afetivos/emocionais | 
| Título(s) alternativo(s): | The remote teaching behavior of an English language teacher during the Covid-19 pandemic: affective/emotional aspects | 
| Autor(es): | Oliveira, Angella Priscilla Lima de | 
| Primeiro Orientador: | Silva, Rosycléa Dantas | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Pitombeira, Cátia Veneziano | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Rieger, Pedro Gustavo | 
| Resumo: | A pandemia de Covid-19 afetou o sistema educacional com o fechamento das instituições escolares e a implementação do ensino remoto (UNESCO, 2020). Neste contexto, objetivamos investigar aspectos afetivos/emocionais no agir docente remoto de uma professora de língua inglesa, durante a pandemia de Covid-19. Para tanto, procuramos suporte teórico nos trabalhos sobre afetividade e emoções (Casassus, 2009; Spinoza, 2014 [1677]), nos estudos sobre trabalho docente (Bronckart, 2012; Machado, 2007) e nas pesquisas relacionadas à docência no contexto da pandemia de Covid-19 (Moreira; Rolim; Silva, 2023; Silva, 2022). Os dados foram gerados por meio de entrevista individual com uma professora de língua inglesa que ministrava aulas remotas durante a pandemia. A análise dos dados demonstrou que a colaboradora vivenciou afetos/emoções que aumentaram e diminuíram sua potência de agir, tais como: saudade, sofrimento, ansiedade, apreensão, alegria intensa, entusiasmo, tranquilidade e esperança. Esses afetos/emoções são representativos do seu processo de aprendizagem de novas formas de ensinar, domínio de tecnologias pedagógicas, interações virtuais com os/as discentes e a esperança de futuras aulas presenciais. | 
| Abstract: | The Covid-19 pandemic affected the educational system with the closure of school institutions and the implementation of remote learning (UNESCO, 2020). In this context, we aim to investigate affective/emotional aspects in the remote teaching actions of an English language teacher, during the Covid-19 pandemic. For this purpose, we sought theoretical support from works on affectivity and emotions (Casassus, 2009; Spinoza, 2014 [1677]), in studies on teaching work (Bronckart, 2012; Machado, 2007) and in research related to teaching in the context of the coronavirus pandemic. Covid-19 (Moreira; Rolim; Silva, 2023; Silva, 2022). The data was generated through an individual interview with an English language teacher who taught remote classes during the pandemic. Data analysis demonstrated that the teacher experienced affections/emotions that increased and decreased her power to act, such as: longing, suffering, anxiety, apprehension, intense joy, enthusiasm, tranquility and hope. These affections/emotions are representative of their process of learning new ways of teaching, mastering pedagogical technologies, virtual interactions with students and the hope of future in-person classes. | 
| Palavras-chave: | Ensino remoto Prática docente Língua inglesa - Estudo e ensino COVID -19, pandemia de, 2020 Emoções Remote teaching Teaching practice English language - study and teaching COVID-19 pandemic, 2020 Emotions | 
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) - Licenciatura | 
| Citação: | OLIVEIRA, Angella Priscilla Lima de. O agir docente remoto de uma professora de língua inglesa durante a pandemia de Covid-19: aspectos afetivos/emocionais. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16712 | 
| Data do documento: | 5-ago-2024 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O agir docente remoto de uma professora de língua inglesa durante a pandemia de Covid-19 aspectos afetivosemocionais.pdf | 385.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

