00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Vanusia Amorim Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0841641614487512pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Kall Lyws Barroso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6834884715432315pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6438536384857226pt_BR
dc.creatorLivramento, Kelyane Alves do-
dc.date.accessioned2025-08-05T21:23:48Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-08-05T21:23:48Z-
dc.date.issued2024-08-02-
dc.identifier.citationLIVRAMENTO, Kelyane Alves do. Breve análise do desempenho em língua portuguesa das escolas municipais de Matriz de Camaragibe no SAEB - 2021. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16708-
dc.description.abstractThis work presents a brief study on the performance in Portuguese language of the municipal schools of Matriz de Camaragibe in the Basic Education Assessment System – Saeb, 2021 edition. Based on official reports from the Ministry of Education and academic studies on external evaluations in Brazil (Gatti, 2013; Fernandes, 2016), an analysis was conducted on the scores obtained by the municipal schools of Matriz de Camaragibe and an overview of the students' proficiency in Portuguese language was outlined. It was found that the schools have scores below the national average and are far from the established government target, making it clear that the deficient numbers are related to adverse socioeconomic factors. Furthermore, there are flaws in the teaching of languages, notably in the teaching of reading, making it necessary to develop continuous training for teachers, so that they are equipped to develop assertive teaching strategies aimed at forming proficient readers. Schools also need to be structured for the teaching of reading.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEscolas municipais - Matriz de Camaragibept_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectNational System for the Assessment of Basic Education (Brazil)pt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectMunicipal schools - Camaragibe Headquarterspt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleBreve análise do desempenho em língua portuguesa das escolas municipais de Matriz de Camaragibe no SAEB - 2021pt_BR
dc.title.alternativeBrief analysis of the performance in Portuguese of municipal schools in Matriz de Camaragibe in SAEB - 2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um breve estudo sobre o desempenho em língua portuguesa das escolas municipais de Matriz de Camaragibe no Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, edição 2021. Com base em relatórios oficiais do Ministério da Educação e nos estudos acadêmicos sobre avaliações externas no Brasil (Gatti, 2013; Fernandes, 2016); foi realizada uma análise das notas obtidas pelas escolas municipais matrizenses e traçado um panorama da proficiência dos alunos em relação à língua portuguesa. Averiguou-se que as escolas possuem índices abaixo da média nacional e estão longe da meta governamental estabelecida, ficando claro que os números deficitários estão relacionados a fatores socioeconômicos adversos. Há ainda, falhas na condução do ensino de linguagens, notadamente no ensino de leitura, sendo necessário o desenvolvimento de formação continuada para os docentes, com intuito de que sejam capacitados para desenvolver estratégias de ensino assertivas visando a formação de leitores plenos. As escolas também precisam ser estruturadas para o ensino de leitura.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.