Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16708
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Vanusia Amorim Pereira dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0841641614487512 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sales, Kall Lyws Barroso | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6834884715432315 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6438536384857226 | pt_BR |
dc.creator | Livramento, Kelyane Alves do | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-05T21:23:48Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02 | - |
dc.date.available | 2025-08-05T21:23:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
dc.identifier.citation | LIVRAMENTO, Kelyane Alves do. Breve análise do desempenho em língua portuguesa das escolas municipais de Matriz de Camaragibe no SAEB - 2021. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16708 | - |
dc.description.abstract | This work presents a brief study on the performance in Portuguese language of the municipal schools of Matriz de Camaragibe in the Basic Education Assessment System – Saeb, 2021 edition. Based on official reports from the Ministry of Education and academic studies on external evaluations in Brazil (Gatti, 2013; Fernandes, 2016), an analysis was conducted on the scores obtained by the municipal schools of Matriz de Camaragibe and an overview of the students' proficiency in Portuguese language was outlined. It was found that the schools have scores below the national average and are far from the established government target, making it clear that the deficient numbers are related to adverse socioeconomic factors. Furthermore, there are flaws in the teaching of languages, notably in the teaching of reading, making it necessary to develop continuous training for teachers, so that they are equipped to develop assertive teaching strategies aimed at forming proficient readers. Schools also need to be structured for the teaching of reading. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Português) - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Escolas municipais - Matriz de Camaragibe | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | National System for the Assessment of Basic Education (Brazil) | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language | pt_BR |
dc.subject | Municipal schools - Camaragibe Headquarters | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Breve análise do desempenho em língua portuguesa das escolas municipais de Matriz de Camaragibe no SAEB - 2021 | pt_BR |
dc.title.alternative | Brief analysis of the performance in Portuguese of municipal schools in Matriz de Camaragibe in SAEB - 2021 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um breve estudo sobre o desempenho em língua portuguesa das escolas municipais de Matriz de Camaragibe no Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, edição 2021. Com base em relatórios oficiais do Ministério da Educação e nos estudos acadêmicos sobre avaliações externas no Brasil (Gatti, 2013; Fernandes, 2016); foi realizada uma análise das notas obtidas pelas escolas municipais matrizenses e traçado um panorama da proficiência dos alunos em relação à língua portuguesa. Averiguou-se que as escolas possuem índices abaixo da média nacional e estão longe da meta governamental estabelecida, ficando claro que os números deficitários estão relacionados a fatores socioeconômicos adversos. Há ainda, falhas na condução do ensino de linguagens, notadamente no ensino de leitura, sendo necessário o desenvolvimento de formação continuada para os docentes, com intuito de que sejam capacitados para desenvolver estratégias de ensino assertivas visando a formação de leitores plenos. As escolas também precisam ser estruturadas para o ensino de leitura. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Breve análise do desempenho em língua portuguesa das escolas municipais de Matriz de Camaragibe no SAEB - 2021.pdf | 1.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.