00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9738522066891266pt_BR
dc.contributor.referee1Meniconi, Flávia Colen-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8299342638695738pt_BR
dc.contributor.referee2Makiyama, Simone-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001144889171337pt_BR
dc.creatorSantos, Salmo Simon Ramos dos-
dc.date.accessioned2025-08-05T21:23:23Z-
dc.date.available2025-07-14-
dc.date.available2025-08-05T21:23:23Z-
dc.date.issued2024-03-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Salmo Simon Ramos dos. Ensino-aprendizagem de espanhol como Língua estrangeira: a contribuição de tirinhas associadas a letramento crítico. 37 f. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Espanhol) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16707-
dc.description.abstractCONTEXT: this article addresses the analysis of three authorial comic strips produced by students in a Spanish language course offered by Casas de Cultura no Campus, as an extension action of the College of Letters at the Federal University of Alagoas in Maceió. The OBJECTIVE of this work was to reflect on how the process of creating comic strips can contribute to the teaching-learning process of Spanish as a foreign language from the perspective of critical literacy. The THEORETICAL SUPPORT is comprised of studies on comics and comic stripes (NETO; SILVA, 2015; SILVA, 2015; SILVA; 2019; JUNIOR, 2022; CARVALHO, 2008; SANTOS; DUARTE, 2018; DIAS; DUARTE; FERREIRA, 2016), critical literacy (MONTE MÓR, 2015; SANTOS; IFA, 2013; SILVA, 2021; FAIRCLOUGH, 1992; OLIVEIRA, 2020), applied linguistics (MOITA LOPES, 1998), argumentation (BICHIBICHI, s/d; MENICONI, 2015 ; PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2005; REBOUL, 1998), feminism (ROCHA. 2021), labor exploitation (COSTANZI, 2005) and fake news (OLIVEIRA, 2020). The METHODOLOGY is qualitative (MINAYO, 1998) and sought to analyze the results of a didactic sequence aimed at teaching writing as a process, focusing on the application of critical literacy in the teaching-learning of the Spanish language. The RESULTS obtained here show us how productive the use of comic strips can be in teaching-learning Spanish. In the process of creating authorial strips, the students involved in the project were able to develop their Spanish language skills and critical awareness, in addition to learning cultural aspects of Spanish-speaking countries.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Espanhol) Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.subjectCritical literacypt_BR
dc.subjectTirinhaspt_BR
dc.subjectComic stripspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de espanhol como Língua estrangeira: a contribuição de tirinhas associadas a letramento críticopt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning Spanish as a foreign language: the contribution of comic strips associated with critical literacypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCONTEXTO: este trabalho aborda a análise de três tirinhas autorais produzidas por alunas em um curso de língua espanhola oferecido pela Casas de Cultura no Campus, como ação de extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas em Maceió. O presente trabalho teve como OBJETIVO refletir sobre como o processo de criação de tirinhas pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira sob a perspectiva do letramento crítico. O APORTE TEÓRICO utilizado para o trabalho teve como referência estudos sobre HQs e tirinhas (NETO; SILVA, 2015; SILVA, 2015; SILVA; 2019; JUNIOR, 2022; CARVALHO, 2008; SANTOS; DUARTE, 2018; DIAS; DUARTE; FERREIRA, 2016), letramento crítico (MONTE MÓR, 2015; SANTOS; IFA, 2013; SILVA, 2021; FAIRCLOUGH, 1992; OLIVEIRA, 2020), linguística aplicada (MOITA LOPES, 1998), argumentação (BICHIBICHI, s/d; MENICONI, 2015;PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2005; REBOUL, 1998), feminismo (ROCHA.2021), exploração do trabalho (COSTANZI, 2005) e fake news (OLIVEIRA, 2020). A METODOLOGIA é de base qualitativa (MINAYO, 1998) e buscou analisar os resultados de uma sequência didática voltada para o ensino da escrita como processo, com foco na aplicação do letramento crítico no ensino-aprendizagem da língua espanhola. Os RESULTADOS aqui obtidos nos mostram como pode ser produtivo o uso de tirinhas no ensino-aprendizagem do espanhol. No processo de criação de tiras autorais, as alunas envolvidas no projeto puderam desenvolver suas habilidades na língua espanhola e sua consciência crítica, além de aprender aspectos culturais de países hispano falantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.