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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16700
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no ensino de química: impactos de uma sequência de ensino com a temática bebidas alcoólicas nas concepções de estudantes do ensino médio |
Autor(es): | Cardoso, Jailton Alves |
Primeiro Orientador: | Silva, Monique Gabriella Angelo da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Marcondes, Maria Eunice Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Fabio Luiz de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mendes, Rafael Martins |
Resumo: | Este trabalho investigou os impactos de uma sequência de ensino com abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) sobre as concepções prévias de estudantes do Ensino Médio acerca do tema bebidas alcoólicas. A pesquisa busca compreender se a intervenção pedagógica promove mudanças nas visões dos estudantes, estimulando a reflexão crítica sobre o assunto. O objetivo foi identificar os possíveis impactos da abordagem CTSA nas concepções prévias dos estudantes sobre bebidas alcoólicas, analisando as ressignificações de visões e as manifestações de habilidades cognitivas decorrentes da aplicação de uma Sequência de Ensino (SE). A pesquisa foi realizada com cinco turmas do Ensino Médio. A SE, intitulada “O Custo de Uma Dose”, foi elaborada com base nas concepções prévias dos estudantes, levantadas por meio de um formulário Google, e nos elementos pedagógicos organizacionais, como seleção do tema, definição da questão-problema e a seleção de habilidades de pensamentos necessárias à sua resolução e das questões presentes nas aulas, elaboração de diagramas de conteúdo como a espinha CTSA e o quadrado de conteúdos CTSA, além do esquema metodológico de Aikenhead para o ensino CTS. A SE foi organizada considerando os três Momentos Pedagógicos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento, seguindo o modelo de unidade didática contextualizada. Antes da aplicação, a SE foi avaliada por professores da área de Ciências da Natureza para ajustes e aprimoramentos. As respostas dos estudantes à Situação-Problema foram analisadas e classificadas conforme as habilidades cognitivas mobilizadas, divididas entre LOCS (Habilidades Cognitivas de Baixa Ordem) e HOCS (Habilidades Cognitivas de Alta Ordem), nos níveis N1 a N5. Os educandos também responderam um questionário reflexivo-avaliativo com o objetivo de identificar suas visões após a aplicação da SE. Os resultados revelaram que, para alguns estudantes, houve fortalecimento das visões pré-existentes, sem alteração significativa após as aulas. Outros, mesmo mantendo suas visões, ampliaram sua compreensão do tema, passando a considerar aspectos antes ignorados, como impactos ambientais, benefícios e malefícios do consumo e produção de bebidas alcoólicas. Além disso, parte dos estudantes apresentou ressignificação de suas visões, adotando uma postura mais crítica em relação à temática. Nas análises, também se considerou os conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente manifestados pelos educandos na resolução da Situação Problema (SP) proposta e as perspectivas de contextualização alcançadas pelos grupos de estudantes. A abordagem CTSA, por meio da SE “O Custo de Uma Dose”, demonstrou potencial para promover reflexão e ampliar a compreensão crítica dos estudantes sobre o tema bebidas alcoólicas. Apesar de nem todos os estudantes terem alterado suas visões iniciais, a maioria apresentou algum nível de amadurecimento e reflexão, indicando que a proposta contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a formação cidadã. |
Abstract: | This study investigated the impacts of a Teaching Sequence with the STSE (Science, Technology, Society and Environment) approach on high school students' prior conceptions about the topic of alcoholic beverages. The research seeks to understand whether the pedagogical intervention promotes changes in students' views, stimulating critical reflection on the subject. The objective was to identify the possible impacts of the STSE approach on students' prior conceptions about alcoholic beverages, analyzing the resignifications of views and the manifestations of cognitive skills resulting from the application of a Teaching Sequence (TS). The research was conducted with five high school classes. The TS, entitled “The Cost of a Dose”, was developed based on the students’ previous ideas, raised through a Google form, and on organizational pedagogical elements, such as topic selection, definition of the problem question (PQ) and the selection of thinking skills necessary for its resolution and the questions present in the classes, development of content diagrams such as the STS spine and the STSE content square and Aikenhead’s methodological scheme for STS teaching. The TS was organized considering the three Pedagogical Moments: Initial Problematization, Knowledge Organization and Knowledge Application, following the contextualized didactic unit model. Before application, the SE was evaluated by teachers from the area of Natural Sciences for adjustments and improvements. The students’ responses to the Problem Situation were analyzed and classified according to the cognitive skills mobilized, divided into LOCS (Low-Order Cognitive Skills) and HOCS (High-Order Cognitive Skills), at levels N1 to N5. The students also answered a reflective-evaluative questionnaire with the aim of identifying their views after the application of the SE. The results revealed that, for some students, there was a strengthening of their pre-existing views, without significant changes after the classes. Others, while maintaining their views, expanded their understanding of the topic, starting to consider aspects that were previously ignored, such as environmental impacts, benefits and harms of the consumption and production of alcoholic beverages. In addition, some of the students presented a reinterpretation of their views, adopting a more critical stance in relation to the topic. The analyses also considered the knowledge of Science, Technology, Society and Environment expressed by the students in the resolution of the Problem Question (PQ) and the perspectives of contextualization achieved by the student groups. The STSE approach, through the SE “The Cost of a Dose”, demonstrated the potential to promote reflection and expand the critical understanding of students on the topic of alcoholic beverages. Although not all students changed their initial views, the majority showed some level of maturity and reflection, indicating that the proposal contributed to the development of critical thinking and citizenship formation. |
Palavras-chave: | Química – Estudo e ensino Abordagem CTSA Sequência de ensino Habilidades cognitivas Bebidas alcoólicas Prior conceptions STSE approach Teaching sequence Cognitive skills Alcoholic beverages |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI |
Citação: | CARDOSO, Jailton Alves. Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no ensino de química: impactos de uma sequência de ensino com a temática bebidas alcoólicas nas concepções de estudantes do ensino médio. 2025. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16700 |
Data do documento: | 4-jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB |
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