Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16680
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desafios contemporâneos: a (in)capacidade das instituições de ensino na formação do profissional da contabilidade 4.0 |
Autor(es): | Feitosa, Chuan Igor Ferreira |
Primeiro Orientador: | Bellini, Elyrouse Cavalcante de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cabral, Alexandra Maria Rios |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Marcio Nunes da |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar se os cursos de Ciências Contábeis estão incorporando adequadamente as inovações tecnológicas da Contabilidade 4.0 e preparando seus egressos para atender às demandas do mercado de trabalho atual. A pesquisa utilizou abordagem quantitativa, com coleta de dados via Google Forms, aplicando questionários estruturados em escala Likert de 1 a 5 pontos. O instrumento avaliou quatro dimensões: habilidades e competências, metodologias de ensino, adequação da infraestrutura e práticas institucionais, além do perfil dos respondentes. A análise dos dados baseou-se em médias e desvios-padrão, complementada por análise documental do projeto pedagógico e das ementas do curso. Os resultados revelaram que apenas 5% da carga horária total (144 horas de 3.005) é dedicada a disciplinas tecnológicas, concentradas nos últimos semestres. A análise das médias identificou divergência significativa entre docentes e discentes quanto à eficácia da formação tecnológica: professores indicaram maior inserção de tecnologias emergentes, enquanto alunos reportaram baixa percepção deste impacto. Ambos os grupos apontaram insuficiência na infraestrutura tecnológica e acesso limitado a softwares modernos. Concluiu-se que o curso necessita de modernização curricular para atender às demandas da Contabilidade 4.0. Recomenda-se ampliar e distribuir a carga horária tecnológica ao longo do curso, integrar tecnologias às disciplinas tradicionais e implementar metodologias mais práticas, visando formar profissionais capacitados para um ambiente contábil digital e orientado por dados. |
Abstract: | This study aimed to analyze whether Accounting courses are adequately incorporating technological innovations from Accounting 4.0 and preparing their graduates to meet the demands of the current job market. The research utilized a quantitative approach, collecting data via Google Forms and applying structured questionnaires using a 1 to 5-point Likert scale. The instrument assessed four dimensions: skills and competencies, teaching methodologies, adequacy of infrastructure, and institutional practices, as well as the profile of respondents. Data analysis was based on means and standard deviations, supplemented by documentary analysis of the pedagogical project and course syllabi. The results revealed that only 5% of the total workload (144 hours of 3,005) is dedicated to technological disciplines, concentrated in the last 4 semesters. The analysis of means identified a significant divergence between faculty and students regarding the effectiveness of technological training: professors indicated a greater incorporation of emerging technologies, while students reported a low perception of this impact. Both groups pointed to insufficient technological infrastructure and limited access to modern software. It was concluded that the course needs curricular modernization to meet the demands of Accounting 4.0. It is recommended to increase and distribute the technological workload throughout the course, integrate technologies into traditional disciplines, and implement more practical methodologies, aiming to train professionals capable of operating in a digital and dataoriented accounting environment. |
Palavras-chave: | Contabilidade 4.0 Ciências contábeis - formação Tecnologias emergentes Accounting 4.0 Education in accounting Emerging technologies Skills and competencies Technology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Contábeis - Bacharelado |
Citação: | FEITOSA, Chuan Igor Ferreira. Desafios contemporâneos: a (in)capacidade das instituições de ensino na formação do profissional da contabilidade 4.0. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16680 |
Data do documento: | 26-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desafios contemporâneos_a (in)capacidade das instituições de ensino na formação do profissional da contabilidade 4.0.pdf | Desafios contemporâneos: a (in)capacidade das instituições de ensino na formação do profissional da contabilidade 4.0 | 1.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.